Uma vaga reservada quase ideal
Publicado em: 10.julho.2012
Por: Acessibilidade na Prática
A NBR 9050/2004 possui especificações sobre vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A norma técnica traz exemplos dos tipos de vaga, dentre eles: paralela à calçada, em 90 graus e em 45 graus. Existem outros tipos de vagas, mas com providências adicionais.
Neste post vamos observar as dimensões e sinalização adequadas de uma vaga em 90 graus, para depois conferirmos um exemplo quase perfeito.
A figura acima foi retirada da NBR 9050/2004 e ilustra um modelo de vaga em 90 graus, onde aparecem duas vagas lado a lado, dividindo o mesmo espaço adicional de circulação.
Como especificado na norma, a figura também apresenta as dimensões adequadas para este tipo de vaga.
Como especificado na norma, a figura também apresenta as dimensões adequadas para este tipo de vaga.
A ilustração acima também demonstra como deve ser a sinalização horizontal (no chão). Existe também a sinalização vertical, feita por meio de uma placa, a qual pode ser observada na foto abaixo.
Apesar de não mensurarmos as dimensões da vaga, em uma análise apenas visual, vamos enumerar seus pontos positivos, ou seja, os que atendem à norma técnica.
A sinalização vertical, feita pela placa no canto superior esquerdo da foto, está adequada.
A sinalização horizontal possui faixas amarelas que delimitam a vaga, porém a norma recomenda a cor branca, em uma faixa contínua apenas na lateral. A faixa do espaço adicional de circulação está correta, pintada na cor amarela. O Símbolo Internacional de Acessibilidade (SIA) está corretamente pintado no piso da vaga.
No fundo da foto observamos uma rampa, a qual está ao lado da vaga, ou seja, há uma rota acessível que interliga aos pólos de atração. Este exemplo de vaga está localizado de forma a evitar a circulação entre veículos.
Outro ponto positivo é o revestimento do piso da vaga, que é antiderrapante e regular.
Maria Alice Furrer
Pingback: “Multa Moral” Acessibilidade na Prática | Acessibilidade na Prática
Pingback: “Multa Moral” em Acessibilidade, Respeito e Cidadania | Casadaptada
Pingback: Vagas reservadas de estacionamento que não atendem a quem precisa | Acessibilidade na Prática