Uma vaga reservada quase ideal

Publicado em: 10.julho.2012

Por: Acessibilidade na Prática

A NBR 9050/2004 possui especificações sobre vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A norma técnica traz exemplos dos tipos de vaga, dentre eles:  paralela à calçada, em 90 graus e em 45 graus. Existem outros tipos de vagas, mas com providências adicionais.

Neste post vamos observar as dimensões e sinalização adequadas de uma vaga em 90 graus, para depois conferirmos um exemplo quase perfeito.

vaga 90 graus nbr 9050 2004
A figura acima foi retirada da NBR 9050/2004 e ilustra um modelo de vaga em 90 graus, onde aparecem duas vagas lado a lado, dividindo o mesmo espaço adicional de circulação.

Como especificado na norma, a figura também apresenta as dimensões adequadas para este tipo de vaga.

A ilustração acima também demonstra como deve ser a sinalização horizontal (no chão). Existe também a sinalização vertical, feita por meio de uma placa, a qual pode ser observada na foto abaixo.




Apesar de não mensurarmos as dimensões da vaga, em uma análise apenas visual, vamos enumerar seus pontos positivos, ou seja, os que atendem à norma técnica.

A sinalização vertical, feita pela placa no canto superior esquerdo da foto, está adequada.

A sinalização horizontal possui faixas amarelas que delimitam a vaga, porém a norma recomenda a cor branca, em uma faixa contínua apenas na lateral. A faixa do espaço adicional de circulação está correta, pintada na cor amarela. O Símbolo Internacional de Acessibilidade (SIA) está corretamente pintado no piso da vaga.

No fundo da foto observamos uma rampa, a qual está ao lado da vaga, ou seja, há uma rota acessível que interliga aos pólos de atração. Este exemplo de vaga está localizado de forma a evitar a circulação entre veículos.

Outro ponto positivo é o revestimento do piso da vaga, que é antiderrapante e regular.


Maria Alice Furrer



3 ideias sobre “Uma vaga reservada quase ideal

  1. Pingback: “Multa Moral” Acessibilidade na Prática | Acessibilidade na Prática

  2. Pingback: “Multa Moral” em Acessibilidade, Respeito e Cidadania | Casadaptada

  3. Pingback: Vagas reservadas de estacionamento que não atendem a quem precisa | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *