Transferências para a bacia sanitária

Publicado em: 15.julho.2013

Por: Acessibilidade na Prática

Olá pessoal!

Há alguns dias, uma colega me procurou para esclarecer dúvidas de como uma pessoa se transfere para a bacia sanitária. Por se tratar de dúvidas comuns, resolvi compartilhá-las aqui com vocês:

1) Aquela barra de apoio acima da bacia sanitária seria mais para o uso de pessoas que ficam em pé?

Na verdade, qualquer pessoa pode usar as barras. Entretanto, para a maioria dos cadeirantes, as barras são indispensáveis para a transferência. Dessa forma, para instalação de bacias sanitárias, devem ser previstas áreas de transferência lateral, perpendicular e diagonal.


A figura acima foi extraída da NBR 9050/2004 e ilustra o espaço de transferência para a bacia sanitária.
 

Esta outra figura, também retirada da norma técnica, demonstra alguns exemplos de como são feitas as transferências para a bacia sanitária.


2) Para cadeirantes, apenas as barras laterais são suficientes?

Não. A instalação correta precisa obedecer o seguinte: 

a) Devem ser colocadas barras horizontais para apoio e transferência junto à bacia sanitária, tanto na lateral como no fundo;

b) Na impossibilidade de instalação de barras nas paredes laterais, são admitidas barras laterais articuladas ou fixas (com fixação na parede de fundo).


Analisando a primeira dúvida da minha colega, percebemos que as barras laterais, quando instaladas nos dois lados da bacia sanitária, podem atrapalhar e até impossibilitar algumas transferências.
 
Vale lembrar que os parâmetros acima são estabelecidos pela norma técnica, a qual deve ser aplicada em espaços públicos. Porém, quando tratamos de residências, as adaptações e instalações geralmente são feitas de acordo com a necessidade do morador. Existem casos, por exemplo, onde idosos preferem barras de apoio na parede que fica na frente da bacia sanitária. Configurações como esta não estão presentes na norma, mas nada impede que elas sejam feitas para atender a necessidade da pessoa.


Maria Alice Furrer
 

2 ideias sobre “Transferências para a bacia sanitária

  1. é uma vergonha, um dia desse fui hospedar em um hotel que tinha um banheiro adaptado, pra fazer minha higiene tive pedir pra portaria uns sacos de lixo que coloquei no cesto de lixo pra substituir o vaso porque foi impossivel de utilizar o vaso sanitário devido a forma que foi instalado, ao questionar o funcionário que mme atendeu ele me diz que aquilo estava daquele jeito por exigencia das normas tecnicas conforme a Lei, eu não verifiquei a Lei ainda, mas sei que aquilo da forma que foi instalado só serviu pra danificar o banheiro do hotel, porque pra deficiente não serve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *