Solução simples para um problema de autonomia

Publicado em: 16.outubro.2011

Por: Acessibilidade na Prática

 
Com uma idéia simples e de baixo custo, podemos incluir uma criança ou um adulto, que não possui força e coordenação motora nos braços, ao seu ambiente escolar, domiciliar e de trabalho.
 
O vídeo abaixo demonstra a dificuldade de desenhar ou escrever em uma folha de papel, sem que esta esteja apoiada pela mão contralateral.


 
Já este outro, demonstra uma forma fácil e simples de solucionar esta falta de apoio durante o ato de desenhar ou escrever.
 
 

Estes vídeos demonstram também que, a partir de idéias simples, podemos tornar acessíveis as atividades de vida diária e profissional dos indivíduos que, por alguma limitação permanente ou temporária, precisam de suporte para tornar confortável, funcional e acessível sua rotina.
 

Maria Alice Furrer – Fisioterapeuta

Colaboração: Grace Gasparini – Terapeuta Ocupacional

 

3 ideias sobre “Solução simples para um problema de autonomia

  1. Ano passado vi um senhor com muletas participando da procissão da  festa da Penha caminhando a pé da Catedral até o Convento da Penha, cheio de disposição, o que me deixou admirado.

  2. Há pouco tempo atrás na Grande Vitória não havia elevador para os cadeirantes nos onibus da Grande Vitória, hoje praticamente todos onibus já possuem. Hoje, as autoridades estão fazendo mais pensando na acessibilidade.

    • Fazendo mais em comparação com o passado. Pois ainda há muito a ser feito em termos de acessibilidade na grande vitória.
      Os ônibus mesmo são um exemplo, a maioria tem os elevadores mas boa parte não funciona e há ônibus onde nem motorista nem cobrador sabem operar o elevador.
      Ou seja, estamos avançando mas, a meu ver, ainda a passos muitos lentos nesse sentido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *