Reservando as vagas reservadas

Publicado em: 10.outubro.2013

Por: Acessibilidade na Prática

É comum encontrarmos estacionamentos com vagas destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida bloqueadas por cones ou placas, principalmente em locais onde o “concorrência” por espaço é muito grande.

DSC_0202


DSC06751


A obstrução do acesso a essas vagas prejudica e até impede sua utilização, principalmente quando a pessoa com dificuldade de locomoção é o motorista. Imaginem um cadeirante, por exemplo, ter que de montar sua cadeira, descer do carro, retirar o cone ou a placa (quando possível), transferir-se novamente para o veículo, desmontar a cadeira, estacionar e fazer toda a operação de desembarque novamente. Toda essa movimentação demanda tempo e desgaste físico.

Observem no vídeo abaixo o procedimento adotado por um motorista tetraplégico para entrar no seu carro. Mesmo tendo prática, dá um certo trabalho. Obviamente existem pessoas com comprometimento motor menor que o deste cadeirante, permitindo-os serem mais ágeis, mas no geral as dificuldades são muito semelhantes.

 


Contudo, muitas vezes o bloqueio dessas vagas é necessário devido ao desrespeito por parte de motoristas que as utilizam sem necessidade. Quando a obstrução é feita num estacionamento onde existem seguranças para desbloquear quando necessário, esta conduta pode até ser viável. Mas e quando não há quem “cuide” dessas vagas?


Infelizmente não podemos esperar bons modos de todas as pessoas. Por isso pergunto a vocês: com ou sem cone?


Abraços!!!



Frederico Rios


3 ideias sobre “Reservando as vagas reservadas

  1. Oi Frederico,
    Sem cone e sem placa!
    Além de muitas vezes ter que descer e tirar o cone ou placa, ainda se passa constrangimento. 
    Minha deficiência não é muito visível. Tenho pouca mobilidade em ambas mãos e muitas vezes tenho que explicar para guardas e outros motoristas minha deficiência, mesmo com pomo na direção e cartão de estacionamento. Como minhas pernas são boas, passo pelas vagas e procuro um outro lugar com espaço para estacionar e ando a pé.
    Ainda falta muito para a igualdade! Ainda falta muita educação!
    Abraço.

  2. Mariza,

    Engraçado q poucos conhecem a Lei…
    Mesmo os Defs.

    As vagas são pra quem tem deficiencia de LOCOMOÇÃO…
    Ou seja… nos membros inferiores ! ! !

    Vc tem direito SIM… a comprar um carro adaptado com Isenções como qualquer deficiente, mas NUNCA de usar as Vagas Demarcadas ! ! !

    • Heitor,

      Sobre qual lei você está se referindo? Porque até onde eu sei, dificuldade de locomoção não se limita a membros inferiores.

      Realmente, todas as pessoas com deficiência têm o direito de comprar um carro com isenção de impostos, bem como utilizar as vagas reservadas de estacionamento. Se “mensurarmos” o grau de necessidade por uma vaga acessível, principalmente com relação ao espaço, os cadeirantes têm uma necessidade “maior” delas, mas por lei, pessoas com qualquer deficiência podem usá-las.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *