Por que ocultar placas de veículos flagrados ocupando vagas reservadas?
Publicado em: 19.novembro.2014
Por: Acessibilidade na Prática
Alguns seguidores do blog me questionam – muitas vezes indignados – porquê não divulgamos as placas dos veículos flagrados ocupando indevidamente vagas reservadas de estacionamento.
Analisando friamente a situação, da mesmo vontade de “escancarar” as placas dos “sabichões” para gerar algum tipo de “punição”, até porque as placas de todos os veículos são “públicas”. Para sermos mais francos, esperamos que a pessoa passe por algum constrangimento ao ter seu carro reconhecido em uma denúncia na internet.
Entretanto, antes de qualquer coisa, vale lembrar que o maior objetivo dos Flagrantes dos Seguidores não é punir os infratores, mas conscientizar a população. Para gerar uma punição concreta, a pessoa que presenciar esse tipo de infração deve acionar um policial militar ou um agente de trânsito no momento do flagrante para que este tome as providências legais cabíveis (multa e até remoção do veículo, se for o caso). Não adianta esperarmos que alguma autoridade veja a denúncia no blog ou nas redes sociais e tome uma atitude, pois isso, legalmente, não pode ocorrer.
No caso de denúncias na internet, o maior problema que pode ocorrer é o infrator conseguir “provar” que estava “agindo dentro da lei”. Isso porque geralmente as fotos dos flagrantes são panorâmicas e não mostram o painel do veículo, onde deveria estar exposto o cartão de estacionamento. Como o cartão é pessoal e não do veículo, o infrator pode conhecer alguém que possua o cartão e “provar” que estava conduzindo um idoso ou uma pessoa com deficiência, podendo, assim, mover uma ação judicial por danos morais contra os responsáveis pela denúncia.
Outro detalhe que devemos saber é que toda pessoa tem direito a privacidade. Se, por exemplo, o maridão disser à esposa que estava no trabalho e seu carro for flagrado no estacionamento do shopping, podemos ter algum incômodo em função da discórdia do casal.
Se você tem dúvidas, críticas, sugestões ou experiências pessoais com relação a esse assunto, utilize o espaço dos comentários para compartilhar conosco!
Frederico Rios
Hahahaha ia ser problema para o maridão sabichão mesmo.
Suspeitei desde o princípio. Muito válido nos explicar =)
Gostei muito de saber dessa campanha educativa. Gostaria que ela tivesse sido estendida aos idosos também. Sou septuagenária e noto que a maioria dos carros ocupando vagas de idosos estão sem o devido cartão. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, o Barrashopping é o campeão de estacionamento sem o cartão e nunca vi nenhuma fiscalização. E eu sempre me dou ao trabalho de fazer a contagem para saber quantos carros têm o cartão( na maioria das vezes 1/9). Quanto ao exemplo do marido traira, seria como matar dois coelhos com uma cajadada só!!!!!!!!!!! PS: vou pegar o bloquinho para ajudar a campanha.
Gata pela atenção.