Por que ocultar placas de veículos flagrados ocupando vagas reservadas?

Publicado em: 19.novembro.2014

Por: Acessibilidade na Prática

Alguns seguidores do blog me questionam – muitas vezes indignados – porquê não divulgamos as placas dos veículos flagrados ocupando indevidamente vagas reservadas de estacionamento.


IMG_6292 edit

Analisando friamente a situação, da mesmo vontade de “escancarar” as placas dos “sabichões” para gerar algum tipo de “punição”, até porque as placas de todos os veículos são “públicas”. Para sermos mais francos, esperamos que a pessoa passe por algum constrangimento ao ter seu carro reconhecido em uma denúncia na internet.

Entretanto, antes de qualquer coisa, vale lembrar que o maior objetivo dos Flagrantes dos Seguidores não é punir os infratores, mas conscientizar a população. Para gerar uma punição concreta, a pessoa que presenciar esse tipo de infração deve acionar um policial militar ou um agente de trânsito no momento do flagrante para que este tome as providências legais cabíveis (multa e até remoção do veículo, se for o caso). Não adianta esperarmos que alguma autoridade veja a denúncia no blog ou nas redes sociais e tome uma atitude, pois isso, legalmente, não pode ocorrer.

No caso de denúncias na internet, o maior problema que pode ocorrer é o infrator conseguir “provar” que estava “agindo dentro da lei”. Isso porque geralmente as fotos dos flagrantes são panorâmicas e não mostram o painel do veículo, onde deveria estar exposto o cartão de estacionamento. Como o cartão é pessoal e não do veículo, o infrator pode conhecer alguém que possua o cartão e “provar” que estava conduzindo um idoso ou uma pessoa com deficiência, podendo, assim, mover uma ação judicial por danos morais contra os responsáveis pela denúncia. 

Outro detalhe que devemos saber é que toda pessoa tem direito a privacidade. Se, por exemplo, o maridão disser à esposa que estava no trabalho e seu carro for flagrado no estacionamento do shopping, podemos ter algum incômodo em função da discórdia do casal.

Se você tem dúvidas, críticas, sugestões ou experiências pessoais com relação a esse assunto, utilize o espaço dos comentários para compartilhar conosco!


Frederico Rios



2 ideias sobre “Por que ocultar placas de veículos flagrados ocupando vagas reservadas?

  1. Gostei muito de saber dessa campanha educativa. Gostaria que ela tivesse sido estendida aos idosos também. Sou septuagenária e noto que a maioria dos carros ocupando vagas de idosos estão sem o devido cartão. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, o Barrashopping é o campeão de estacionamento sem o cartão e nunca vi nenhuma fiscalização. E eu sempre me dou ao trabalho de fazer a contagem para saber quantos carros têm o cartão( na maioria das vezes 1/9). Quanto ao exemplo do marido traira, seria como matar dois coelhos com uma cajadada só!!!!!!!!!!! PS: vou pegar o bloquinho para ajudar a campanha.
    Gata pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *