Parâmetros antropométricos

Publicado em: 17.abril.2013

Por: Acessibilidade na Prática

A aplicação dos estudos das medidas físicas nos homens e mulheres, buscando determinar as diferenças entres indivíduos e grupos sociais, com a finalidade de se obter informações utilizadas nos projetos de arquitetura, urbanismo, desenho industrial, comunicação visual, engenharia, e de um modo geral para melhor adequar esses produtos a seus usuários, denomina-se antropometria. (Antropometria aplicada à arquitetura, urbanismo e desenho industrial – manual de estudos Jorge Boueri)

Para a determinação das medidas de referência da NBR 9050/2004, foram considerados os parâmetros antropométricos da população da brasileira, levando em consideração as medidas entre 5% a 95%, ou seja, os extremos correspondentes a mulheres de baixa estatura e homens de estatura elevada.

Vejamos abaixo algumas medidas referenciais de pessoas em pé e em cadeira de rodas.

 

A figura acima, extraída da NBR 9050/2004, ilustra o deslocamento de pessoas em pé, usando medidas referenciais da população brasileira, levando em consideração pessoas com cão guia, bengala de rastreamento, muletas, andador e bengalas.


Acima, uma ilustração também retirada da norma técnica, mostrando as medidas de uma cadeira de rodas nas vistas frontal com a cadeira aberta, frontal com a cadeira fechada e lateral.

Esses e outros parâmetros são especificados na norma e, claro, possuem uma finalidade: atender ao maior número pessoas com autonomia, conforto e segurança.

Quando se fala de vão livre de portas ou dimensão de corredores, por exemplo, e se cobra as especificações contidas na norma técnica, é justamente porque foi realizado um estudo para determinar um parâmetro que atendesse a maior parte da população brasileira. Assim, são evitadas situações onde a passagem e circulação são dificultadas ou até impedidas por não se levar em conta as medidas normativas.
 

Maria Alice Furrer

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *