Mobiliários adaptados em PVC (tubos e conexões)

Publicado em: 02.outubro.2011

Por: Acessibilidade na Prática

 

Esse projeto nasceu na disciplina de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Católica Dom Bosco – Campo Grande/MS, ministrada pela Profa. Grace Claudia Gasparini, no ano de 2005. 

A necessidade de encontrar equipamentos adaptados de baixo custo para a manutenção da postura sentada e de pé, independência na higiene, alimentação e locomoção de pacientes com disfunção neuromotora, principalmente da população carente e necessitada desses recursos, foram os fatores que impulsionaram a criação do mesmo. 

Os equipamentos confeccionados em PVC (tubos e conexões) são inovadores na área de reabilitação física/neurológica e vêm contribuir na complementação desses serviços, proporcionando um melhor posicionamento dentro de padrões motores mais normalizados aos pacientes que apresentam algum tipo de disfunção neuromotora, bem como possibilidades de locomoção.

 







Além do baixo custo, outros fatores contribuíram na utilização do PVC para a confecção dos mobiliários: 

É um material que proporciona regulagem, possibilitando ajuste de acordo com o crescimento da criança com disfunção neuromotora, evitando-se assim um gasto financeiro para aquisição de novo equipamento; 
É um material que permite um bom design buscando uma melhor aceitação pelo paciente e seus familiares; 
É um material leve e de fácil manuseio e transporte; 
É um material higiênico, de fácil limpeza; 
É um material durável e resistente;  
É um material que pode atender as demandas de seus usuários tanto no ambiente domiciliar como escolar e de lazer. 

Com o sucesso e os objetivos positivos alcançados com os mobiliários, o projeto foi inscrito no “Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social” – Edição 2005, sendo um dos finalistas. A partir de então, o Instituto do PVC também contribuiu com o mesmo, financiando alguns equipamentos para a comunidade carente, o que reforçou na sua divulgação, alavancando-o a nível nacional. Em vista disso, o projeto despertou interesse de outros profissionais em relação a sua confecção, onde então foi reestruturado em forma de Cursos – I e II, que hoje são ministrados em todo o Brasil pela Terapeuta Ocupacional Grace Gasparini (idealizadora do projeto) e pela Fisioterapeuta Sandra Ramalho Zoratti.

Após 03 anos, o Curso será novamente oferecido em Campo Grande, nos dias 05 e 06 de novembro, na Sociedade Pestalozzi de Campo Grande, Rua Pernambuco nº 1253. Os contatos poderão ser feitos com:

• Grace Claudia Gasparini – [email protected]     
• Sandra Regina B. Ramalho Zoratti – [email protected] 
 
Maiores informações sobre esse projeto poderão ser encontradas no site www.mobiliariosadaptadospvc.com.br.


Sandra Zoratti e Grace Gaparini
 

6 ideias sobre “Mobiliários adaptados em PVC (tubos e conexões)

  1. Muito legal essa experimentação. Essas tecnologias sociais precisam cada vez mais ganhar mais espaço, pois sao construidas a partir da logica da necessidade e nao da vendagem….. 
    Que possamos divulgar! Parabens!

  2. Eu tenho um sobrinho com necessidades especiais e ele precisa de um mobiliário adaptado para banho, gostaria de saber quanto custa? Grata e no aguardo.

  3. Pingback: Mobiliários adaptados em PVC - Wasser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *