Maçanetas
Publicado em: 10.outubro.2011
Por: Acessibilidade na Prática
A NBR 9050/2004 estabelece que as portas devem ter condições de serem abertas com um único movimento e suas maçanetas devem ser do tipo alavanca, instaladas a uma altura entre 0,90 m e 1,10 m. As portas de sanitários, vestiários e quartos acessíveis em locais de hospedagem e de saúde devem ter um puxador horizontal, associado à maçaneta.
Segurança, conforto e autonomia são os princípios básicos da acessibilidade. Vejamos alguns exemplos de maçanetas:
Este tipo de maçaneta requer força e destreza nas mãos para que uma pessoa consiga acioná-la, ou seja, não permite que qualquer pessoa a utilize.
Esta maçaneta, além de não atender a diversidade, oferece risco à segurança. Em uma situação de incêndio, por exemplo, a pessoa terá que girar a maçaneta para abrir a porta, podendo ferir a mão, pois este material absorve calor facilmente.
Este modelo apresenta as mesmas falhas da maçaneta anterior, ainda com um agravante: não é simples e intuitiva. Ao invés de ser interpretada como uma maçaneta, uma pessoa pode confundi-la com um objeto de decoração. Além disso, seu acabamento, por ser pontiagudo, pode provocar acidentes em casos de colisão.
Maçaneta com difícil acionamento, pois a pessoa tem de encaixar suas mãos por trás do acessório. Não atende à diversidade, além de seu acionamento não ser de fácil entendimento.
Maçaneta do tipo alavanca, de fácil abertura, onde o indivíduo pode usar seu cotovelo para acioná-lá, por exemplo. O trinco desta porta também oferece maior independência para sua utilização, já que tem uma superfície maior e permite fácil fechamento e abertura.
Outra maçaneta do tipo alavanca, que atende à diversidade.
Maçaneta também do tipo alavanca, a qual permite o encaixe do cotovelo com maior conforto.
Medidas simples e viáveis tornam acessível o cotidiano de todos. Existem muitos outros exemplos de maçanetas que atendem à DIVERSIDADE, lembrando que suas estilizações e decoração não são proibidas, desde que sejam de fácil entendimento e uso, bastando usar a criatividade!!!
Maria Alice Furrer
Fotos: Google Imagens e arquivos do blog
Pingback: Portas x acessibilidade | Acessibilidade na Prática
Prezados,
gostaria de saber onde encontro aquela maçaneta tipo alavanca com encaixe de cotovelo?
Grata,
Fernanda
NÃO CONSIGO ENCONTRAR ESSE TIPO DE MAÇANETA COM ESPECIFICAÇÃO,ESTOU FORMANDO E PRECISO PARA UM PROJETO.
Olá Beatriz,
Sobre qual tipo de maçaneta você está se referindo?
Bom dia, gostaria de saber onde encontro a fechadura citada como:
Maçaneta do tipo alavanca, de fácil abertura, onde o indivíduo pode usar seu cotovelo para acioná-lá, por exemplo. O trinco desta porta também oferece maior independência para sua utilização, já que tem uma superfície maior e permite fácil fechamento e abertura.
Grata
Olá, Cláudia! Esse tipo de maçaneta pode ser encontrada em várias lojas de material de construção, basta saber solicitar ao vendedor o que realmente você precisa e, se for o caso, fazer o pedido para um fabricante. Abraços!
Pingback: Maçanetas, barras antipânico e puxadores | Acessibilidade na Prática