Maçanetas

Publicado em: 10.outubro.2011

Por: Acessibilidade na Prática

A NBR 9050/2004 estabelece que as portas devem ter condições de serem abertas com um único movimento e suas maçanetas devem ser do tipo alavanca, instaladas a uma altura entre 0,90 m e 1,10 m. As portas de sanitários, vestiários e quartos acessíveis em locais de hospedagem e de saúde devem ter um puxador horizontal, associado à maçaneta.

Segurança, conforto e autonomia são os princípios básicos da acessibilidade. Vejamos alguns exemplos de maçanetas:



Este tipo de maçaneta requer força e destreza nas mãos para que uma pessoa consiga acioná-la, ou seja, não permite que qualquer pessoa a utilize.


Esta maçaneta, além de não atender a diversidade, oferece risco à segurança. Em uma situação de incêndio, por exemplo, a pessoa terá que girar a maçaneta para abrir a porta, podendo ferir a mão, pois este material absorve calor facilmente.



macaneta mao humana

Este modelo apresenta as mesmas falhas da maçaneta anterior, ainda com um agravante: não é simples e intuitiva. Ao invés de ser interpretada como uma maçaneta, uma pessoa pode confundi-la com um objeto de decoração. Além disso, seu acabamento, por ser pontiagudo, pode provocar acidentes em casos de colisão.



Maçaneta com difícil acionamento, pois a pessoa tem de encaixar suas mãos por trás do acessório. Não atende à diversidade, além de seu acionamento não ser de fácil entendimento.



Maçaneta do tipo alavanca, de fácil abertura, onde o indivíduo pode usar seu cotovelo para acioná-lá, por exemplo. O trinco desta porta também oferece maior independência para sua utilização, já que tem uma superfície maior e permite fácil fechamento e abertura.



Outra maçaneta do tipo alavanca, que atende à diversidade.



Maçaneta também do tipo alavanca, a qual permite o encaixe do cotovelo com maior conforto.



Puxador horizontal associado à maçaneta do tipo alavanca, situação exigida em portas de sanitários, vestiários e quartos acessíveis em locais de hospedagem e de saúde. Porém, nada impede sua instalação em outros locais.

Medidas simples e viáveis tornam acessível o cotidiano de todos. Existem muitos outros exemplos de maçanetas que atendem à DIVERSIDADE, lembrando que suas estilizações e decoração não são proibidas, desde que sejam de fácil entendimento e uso, bastando usar a criatividade!!!


Maria Alice Furrer

Fotos: Google Imagens e arquivos do blog



7 ideias sobre “Maçanetas

  1. Pingback: Portas x acessibilidade | Acessibilidade na Prática

  2. Bom dia, gostaria de saber onde encontro a fechadura citada como: 
    Maçaneta do tipo alavanca, de fácil abertura, onde o indivíduo pode usar seu cotovelo para acioná-lá, por exemplo. O trinco desta porta também oferece maior independência para sua utilização, já que tem uma superfície maior e permite fácil fechamento e abertura.
    Grata

    • Olá, Cláudia! Esse tipo de maçaneta pode ser encontrada em várias lojas de material de construção, basta saber solicitar ao vendedor o que realmente você precisa e, se for o caso, fazer o pedido para um fabricante. Abraços!

  3. Pingback: Maçanetas, barras antipânico e puxadores | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *