Maçanetas, barras antipânico e puxadores

Publicado em: 09.dezembro.2015

Por: Acessibilidade na Prática

Em 2011, fizemos um post sobre maçanetas, demonstrando com exemplos alguns detalhes que as tornam acessíveis ou não. Hoje, veremos que, além das maçanetas, existem os puxadores e as barras antipânico.

Os elementos de acionamento para abertura de portas devem possuir formato de fácil pega, não exigindo firmeza, precisão ou torção do pulso para seu acionamento, e devem ser escolhidos para cada situação de acordo com a NBR 9050/2015.


maçanetas

A figura acima, extraída da NBR 9050/2015, demostrando o que é uma maçaneta, um puxador vertical e um puxador horizontal, respectivamente.

As maçanetas devem preferencialmente ser do tipo alavanca (para facilitar o manuseio), possuir pelo menos 10 cm de comprimento, acabamento sem arestas e extremidade recurvada, apresentando uma distância mínima de 4 cm da superfície da porta (para facilitar o encaixe da mão). Devem ser instaladas a uma altura que pode variar entre 0,80 m e 1,10 m do piso acabado.

Os puxadores verticais para portas devem ter diâmetro entre 2,5 cm e 4,5 cm, com afastamento de no mínimo 4 cm entre o puxador e a superfície da porta. O puxador vertical deve ter comprimento mínimo de 30 cm. Devem ser instalados a uma altura que pode variar entre 0,80 m e 1,10 m do piso acabado.

Os puxadores horizontais para portas devem ter diâmetro entre 2,5 cm e 4,5 cm, com afastamento de no mínimo 4 cm. Devem ser instalados a uma altura que pode variar entre 0,80 m e 1,10 m do piso acabado.

As barras antipânico devem ser apropriadas ao tipo de porta em que são instaladas e devem atender integralmente ao disposto na NBR 11785/1997. Se instaladas em portas corta-fogo, devem apresentar tempo requerido de resistência ao fogo compatível com a resistência ao fogo destas portas. Devem ser instaladas a uma altura de 0,90 m do piso acabado.


Maria Alice Furrer



Uma ideia sobre “Maçanetas, barras antipânico e puxadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *