Dificuldades em alugar uma casa acessível
Publicado em: 06.julho.2016
Por: Acessibilidade na Prática
Quem possui algum tipo de deficiência, principalmente os cadeirantes, sabe como é difícil encontrar um imóvel já adaptado para alugar.
Se a ideia é morar em um prédio ou condomínio, a dificuldade é ainda maior, pois além da casa ou apartamento ser adaptado, a ideia é que todo o condomínio também seja, o que dificulta ainda mais a busca por este tipo de imóvel.
Foto: Síndic de Greuges
Apesar da lei garantir que as edificações multifamiliares – como condomínios e conjuntos habitacionais – ofereçam acessibilidade em suas áreas comuns, na prática isso é algo difícil de se encontrar, especialmente em construções mais antigas.
Por isso, na hora de alugar um imóvel, uma boa imobiliária pode minimizar ou até mesmo resolver este problema. O primeiro passo é auxiliar o novo inquilino na busca por um imóvel que atenda às suas necessidades. Para cadeirantes, por exemplo, é imprescindível a presença de rampas seguras e portas e corredores mais largos. Os banheiros também precisam ser espaçosos e com barras de apoio. O acesso da residência deve ser facilitado, e até mesmo a localização do imóvel irá impactar na qualidade de vida dessa pessoa.
Outro papel importante da imobiliária é na hora de ajudar o inquilino a fazer as adaptações necessárias. É a imobiliária quem irá intermediar o contato com o proprietário para propor soluções.
É válido lembrar que a norma técnica de acessibilidade estabelece especificações para bens tombados, locais de reunião, de exposição, de esporte, cinemas, restaurantes, meios de hospedagem, serviços de saúde, parques, praias e escolas. Ou seja, a adaptação de imóveis particulares fica a critério do proprietário.
A imobiliária também pode auxiliar o novo inquilino indicando imóveis já adaptados, construídos para outras pessoas com deficiência, poupando tempo e gastos com adaptações.
Para auxiliar numa possível adaptação do imóvel, é imprescindível a orientação e o acompanhamento por profissionais habilitados, como Engenheiros, Arquitetos ou Designers de Interiores.
Isabela Amstalden
Analista de SEO do Grupo WTW
[email protected]