Dificuldades em alugar uma casa acessível

Publicado em: 06.julho.2016

Por: Acessibilidade na Prática

Quem possui algum tipo de deficiência, principalmente os cadeirantes, sabe como é difícil encontrar um imóvel já adaptado para alugar.


Se a ideia é morar em um prédio ou condomínio, a dificuldade é ainda maior, pois além da casa ou apartamento ser adaptado, a ideia é que todo o condomínio também seja, o que dificulta ainda mais a busca por este tipo de imóvel.

 

imóvel adaptado

Foto: Síndic de Greuges

 


Apesar da lei garantir que as edificações multifamiliares – como condomínios e conjuntos habitacionais – ofereçam acessibilidade em suas áreas comuns, na prática isso é algo difícil de se encontrar, especialmente em construções mais antigas.

Por isso, na hora de alugar um imóvel, uma boa imobiliária pode minimizar ou até mesmo resolver este problema. O primeiro passo é auxiliar o novo inquilino na busca por um imóvel que atenda às suas necessidades. Para cadeirantes, por exemplo, é imprescindível a presença de rampas seguras e portas e corredores mais largos. Os banheiros também precisam ser espaçosos e com barras de apoio. O acesso da residência deve ser facilitado, e até mesmo a localização do imóvel irá impactar na qualidade de vida dessa pessoa.


Outro papel importante da imobiliária é na hora de ajudar o inquilino a fazer as adaptações necessárias. É a imobiliária quem irá intermediar o contato com o proprietário para propor soluções.


É válido lembrar que a norma técnica de acessibilidade estabelece especificações para bens tombados, locais de reunião, de exposição, de esporte, cinemas, restaurantes, meios de hospedagem, serviços de saúde, parques, praias e escolas. Ou seja, a adaptação de imóveis particulares fica a critério do proprietário.


A imobiliária também pode auxiliar o novo inquilino indicando imóveis já adaptados, construídos para outras pessoas com deficiência, poupando tempo e gastos com adaptações.


Para auxiliar numa possível adaptação do imóvel, é imprescindível a orientação e o acompanhamento por profissionais habilitados, como Engenheiros, Arquitetos ou Designers de Interiores.


Isabela Amstalden

Analista de SEO do Grupo WTW

[email protected]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *