Critérios de cor e largura para o piso tátil

Publicado em: 07.setembro.2016

Por: Acessibilidade na Prática

Antes do lançamento da NBR 16537/2016, muitos eram os questionamentos com relação a cor, tamanho e outras especificações do piso tátil, já que a NBR 9050 não sanava todas essas dúvidas. Agora, com uma norma técnica específica para piso tátil, podemos seguir critérios mais precisos e detalhados, evitando a construção de ambientes com poluição tátil-visual e sem padronização, além de melhorar a usabilidade das pessoas que dependem desse tipo de sinalização para se locomover.

Neste post, vamos abordar alguns requisitos do piso tátil com relação à sua largura e cor.


colorido

A largura e a cor das faixas que compõem uma sinalização tátil direcional devem ser constantes, ou seja, nada de fazer um “carnaval” de cores, como na foto acima. Essa prática inadequada, além de tornar o ambiente confuso e esteticamente cansativo, atrapalha a interpretação da sinalização, lembrando que nem todos os deficientes visuais são totalmente cegos (há o grupo das pessoas com diferentes tipos de baixa visão).


diferença de coresA sinalização tátil de alerta utilizada nas mudanças de direção deve possuir a mesma cor da sinalização tátil direcional. A foto acima mostra justamente o contrário, com o agravante da confusão visual na sinalização.


25 de dezembro entre Barao e A PenaNesta foto, o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional são de cores diferentes, e o direcional possui a mesma cor do piso adjacente. De acordo com a norma técnica, se houver variação de cor do piso adjacente nos diferentes ambientes pelos quais passa a sinalização tátil direcional, deve ser utilizada uma única cor de piso tátil que contraste com todas elas ao mesmo tempo, ou seja, além da cor do piso tátil, devemos levar em consideração a cor do piso adjacente. Na NBR 16537/2016, há um item (5.6) que traz a escala de cores com os seus contrates, facilitando a escolha das cores corretas ao se elaborar uma calçada ou qualquer outro ambiente que exija o piso tátil.


largura

Quando o piso adjacente for liso, é recomendado que o piso tátil tenha largura entre 0,25 m e 0,40 m. O piso tátil mostrado na foto acima mede aproximadamente 0,90 m de largura, ultrapassando a recomendação técnica.

Veja abaixo a ilustração da recomendação técnica para quando o piso adjacente for liso.

piso

Quando o piso adjacente não for liso, é recomendado que o piso tátil tenha uma largura entre 0,25 m e 0,40 m, acrescida de faixas laterais lisas, com mínimo de 0,60 m de largura cada uma, para permitir a percepção do relevo da sinalização tátil no piso. Ou seja, nesses casos, o piso tátil terá a mesma variação de largura das situações ilustradas anteriormente, o que vai mudar é a faixa lateral a ele, como ilustrado na figura abaixo.

piso 2

Maria Alice Furrer



4 ideias sobre “Critérios de cor e largura para o piso tátil

  1. Quando o piso adjacente for cinza escuro , eu devo pintar o piso tatildirecional e alerta de branco, pelo o que vi na norma na tabela de cores entendi isso? ou posso pintar de vermelho ou outras cores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *