Flagrantes dos Leitores


Para participar dos Flagrantes dos Leitores, envie fotos com exemplos de “falta” ou “presença” de acessibilidade para [email protected]. Você também poderá compartilhar neste espaço abusos ou desrespeito à acessibilidade ou a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Não se esqueça de colocar no e-mail:

1) Seu nome;
2) Sua cidade;
3) Local e data da foto;
4) Uma breve descrição da fotografia;
5) Contato (e-mail ou twitter).

Observação: As fotos e informações deste espaço são enviadas pelos próprios leitores do Blog, os quais são responsáveis pela veracidade e autenticidade das mesmas. Nossa equipe fará alterações ou comentários apenas quando achar necessário ou pertinente, sem alterar o sentido do conteúdo enviado.

Aguardamos sua participação!

Para acessar os posts dos Flagrantes dos Leitores, clique aqui.


Os comentários estão desativados.

Flagrante – Diego Rios (LXIX)

Leitor (membro da equipe): Diego Rios
Twitter: @dr_diegorios
Data da foto: 18/09/2017
Local: Farmácia Pague Menos, Avenida Eduardo Elias Zahran 1663, Campo Grande – MS.
Descrição: A farmácia possui um balcão acessível (rebaixado, com área de aproximação frontal e sinalizado com o Símbolo Internacional de Acesso), mas há produtos da farmácia e um monitor de computador ocupando sua superfície, além de haver uma lixeira bloqueando a área de aproximação frontal. O mobiliário proporciona acessibilidade, mas a gestão do estabelecimento não.

 



Pessoas com deficiência e os exames médicos do Detran

Depois do acidente que me deixou tetraplégico, em 2008, uma das minhas grandes tristezas foi a impossibilidade de dirigir. Ainda pequeno, “dirigia” as tampas de panela da minha mãe pela casa, com direito a roncos de motor e cantadas de pneu feitos com a boca, já me imaginando ao volante de um carro. Quando perdi boa parte dos movimentos do corpo, aquele meu sonho de criança (e de grande parte dos brasileiros, especialmente dos homens) tornou-se dolorosamente improvável de acontecer, apesar de já tê-lo realizado em 1999.

 

 



Em 2011, quando iniciei meu tratamento no Acreditando, dirigir voltou a ser algo possível para mim. Lá, conheci o Pacheco e o Chico, dois “tetras” que dirigiam (legalmente!) seus próprios carros adaptados, algo inimaginável por mim até então. Esses caras me inspiraram a lutar por isso, e até hoje me inspiram a continuar tentando fazer o que eu não consigo 😀 .

(mais…)

Circulando por Miami Beach

Todos nós sabemos que as coisas não são nada fáceis aqui no Brasil quando o assunto é acessibilidade e mobilidade urbana. Basta darmos uma volta no quarteirão para enfrentarmos grandes e “emocionantes” desafios 😕 . Por isso, não é raro ouvirmos pessoas com deficiência dizerem que sonham em “fugir de casa” e morar fora do país, especialmente nos Estados Unidos, onde a acessibilidade é bem melhor que aqui, especialmente em Orlando e Miami, que são cidades preocupadas em receber bem seus turistas.

Como poucos de nós temos oportunidade sequer de passear na “Terra do Tio Sam”, nossa correspondente internacional Adriana 😀 resolveu compartilhar conosco algumas imagens de sua viagem por Miami Beach. Vamos conferir?

Vejam a seguir trechos de uma calçada localizada na 4th street:

Calçada com piso regular, firme e estável. Deve ser uma delícia rodar nela com a cadeira de rodas!


(mais…)

Intervenções da Prefeitura de Campo Grande

Ao passearmos num sábado de sol por Campo Grande, nos deparamos com mais um belo “pedaço” de calçada acessível, localizado na Rua Amazonas, esquina com a Rua Cassilândia, no Bairro Monte Carlo.

 

Calçada voltada para a Rua Cassilândia.

 

(mais…)

Flagrante – Frederico Rios (XXIX)

Leitor (membro da equipe): Frederico Rios
Twitter: @Fred_Rios
Data da foto: 13/07/2017
Local: Hotel Ibis Ribeirão Preto, Avenida Braz Olaia Acosta, 691, Jardim Califórnia, Ribeirão Preto – SP.
Descrição: O piso do corredor do hotel é revestido por carpete com figuras tridimensionais, confundindo a visão e dificultando a tocada da cadeira de rodas. 



Flagrante – Maria Alice (CXIII)

Leitora (membro da equipe): Maria Alice Furrer Matos Rios
Twitter: @marialiceff
Data da foto: 25/07/2017
Local: Agência dos Correios, Rua Dr. Arthur Jorge 1060, Campo Grande – MS.
Descrição: A agência possui balcão rebaixado e sinalizado com o Símbolo Internacional de Acesso, mas há uma bandeja com água e café sobre o balcão, impedindo sua utilização por quem realmente precisa do mobiliário.