Flagrantes dos Leitores


Para participar dos Flagrantes dos Leitores, envie fotos com exemplos de “falta” ou “presença” de acessibilidade para [email protected]. Você também poderá compartilhar neste espaço abusos ou desrespeito à acessibilidade ou a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Não se esqueça de colocar no e-mail:

1) Seu nome;
2) Sua cidade;
3) Local e data da foto;
4) Uma breve descrição da fotografia;
5) Contato (e-mail ou twitter).

Observação: As fotos e informações deste espaço são enviadas pelos próprios leitores do Blog, os quais são responsáveis pela veracidade e autenticidade das mesmas. Nossa equipe fará alterações ou comentários apenas quando achar necessário ou pertinente, sem alterar o sentido do conteúdo enviado.

Aguardamos sua participação!

Para acessar os posts dos Flagrantes dos Leitores, clique aqui.


Os comentários estão desativados.

Sanitário acessível do Loft Garden

O Loft Garden é um espaço do Buffet Paladar e fica localizado na Rua 7 de Setembro, 2116, Centro, Campo Grande – MS. O prédio conta com dois sanitários (masculino e feminino) no piso superior e um sanitário unissex acessível no térreo, o qual descreveremos abaixo.

 


O sanitário fica no lado esquerdo da imagem. Aqui é ilustrada sua sinalização, feita somente pelo Símbolo Internacional de Acesso, o que está incorreto. Com esta sinalização, não podemos identificar se é um sanitário unissex, masculino ou feminino.

 

Quanto à entrada, o sanitário obedece uma importante especificação técnica ao possuir entrada independente, possibilitando que a pessoa com deficiência possa utilizar a instalação sanitária acompanhada de uma pessoa do sexo oposto.

 

(mais…)

Flagrante – Maria Alice (CII)

Leitora (membro da equipe): Maria Alice Furrer Matos Rios
Twitter:[email protected]
Data das fotos: 23/05/2017
Local: Rua Rui Barbosa, esquina com a Rua Barri, Campo Grande – MS.
Descrição: A calçada deste posto de gasolina não possui piso tátil, prejudicando a circulação de deficientes visuais pelo local.

 

 

 

 

Flagrante – Diego Rios (LXVII)

Leitor (membro da equipe): Diego Rios
Twitter: @dr_diegorios
Data da foto: 13/05/2017
Local: Rua Alice Barbosa Lopes, entre a Avenida Bom Pastor e a Rua São Remo, Campo Grande – MS.
Descrição: Esta calçada está em excelente estado de conservação – piso regular, firme e estável, além de possuir piso tátil -, mas a cerca viva da faixa de acesso (espaço entre a passagem de pedestres e o muro do lote) está invadindo a passagem, prejudicando a circulação de pessoas pelo local.

 

 

 

Antes e depois – Acesso do Restaurante Hora do Almoço

Nesses seis anos de blog visitamos inúmeros locais públicos e privados, sua maioria em Campo Grande, os quais deram origem a Flagrantes, Jogos de 7 Erros, Textos e, principalmente, Avaliações, servindo de “denúncia” e ilustrando alguns aspectos práticos dos conceitos de acessibilidade.

 

Observar as condições de acesso por onde quer que passemos já se tornou um hábito, porém nosso olhar fica muito mais atento quando retornamos a lugares já visitados, pois é imenso o desejo de encontrar alguma mudança positiva, mas infelizmente as coisas nem sempre acontecem como desejamos.

 

Pensando nisso, criamos uma nova categoria, a “Antes e Depois”, uma forma de registrarmos alterações positivas e negativas em locais já visitados pelo blog e pelos seus leitores. E para estrear a categoria, trazemos hoje o acesso do Restaurante Hora do Almoço, localizado na Rua Cândido Mariano, 1656, Campo Grande – MS.

 


Em julho de 2015, a foto acima fez parte do Jogos dos 7 Erros, onde a mesma foi analisada com base nas especificações técnicas da NBR 9050. Observem que, no topo da rampa e da escada, há um degrau para entrar no restaurante. Então, qual a função da rampa??

 

 

(mais…)

Flagrante – Diego Rios (LXVI)

Seguidor (membro da equipe): Diego Rios
Twitter: @dr_diegorios
Data da foto: 13/05/2017
Local: Rua da Rúpia, entre a Rua do Florim e a Rua da Coroa, Campo Grande – MS.
Descrição: Rachaduras, pouco espaço, árvore, buraco, lixeira e plantas espinhosas impedem a livre passagem por esta calçada.

 

 

 

Flagrante – Maria Alice (CI)

Seguidora (membro da equipe): Maria Alice Furrer Matos Rios
Twitter:[email protected]
Data das fotos: 03/05/2017
Local: Rua Rui Barbosa, quase esquina com a Rua Antônio Maria Coelho, Campo Grande – MS.
Descrição: Apesar de possuir algumas rachaduras e não contar com piso tátil em toda sua extensão, este trecho de calçada permite uma boa circulação. No entanto, pelo menos três lotes dessa calçada possuem um degrau de aproximadamente 25 cm de altura, longitudinalmente ao passeio e próximo ao meio fio, oferecendo riscos a qualquer pedestre, principalmente a deficientes visuais e pessoas distraídas.