Flagrantes dos Leitores


Para participar dos Flagrantes dos Leitores, envie fotos com exemplos de “falta” ou “presença” de acessibilidade para [email protected]. Você também poderá compartilhar neste espaço abusos ou desrespeito à acessibilidade ou a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Não se esqueça de colocar no e-mail:

1) Seu nome;
2) Sua cidade;
3) Local e data da foto;
4) Uma breve descrição da fotografia;
5) Contato (e-mail ou twitter).

Observação: As fotos e informações deste espaço são enviadas pelos próprios leitores do Blog, os quais são responsáveis pela veracidade e autenticidade das mesmas. Nossa equipe fará alterações ou comentários apenas quando achar necessário ou pertinente, sem alterar o sentido do conteúdo enviado.

Aguardamos sua participação!

Para acessar os posts dos Flagrantes dos Leitores, clique aqui.


Os comentários estão desativados.

Banheiro do apartamento acessível do Ibis Ribeirão Preto

Hoje vamos conhecer o banheiro de um dos apartamentos adaptados do Ibis Ribeirão Preto, localizado na Avenida Braz Olaia Acosta, 691, Torre A, Jardim Califórnia, Ribeirão Preto – SP. Analise e faça um balanço entre as facilidades e as dificuldades que você encontrar!


Logo na entrada do sanitário, que fica à direita de quem entra no quarto, há um desnível provocado por um acabamento do piso do quarto, dificultando (e muito!) o trânsito com a cadeira de banho.

Por essa imagem, podemos observar que a área de banho está à direita, ao lado da bacia sanitária, e o lavatório, não visualizado na foto, fica na frente da bacia.

A porta do banheiro é de correr, com o vão livre adequado.

(mais…)

Flagrante – Frederico Rios (XXVIII)

Leitor (membro da equipe): Frederico Rios
Twitter:[email protected]_Rios
Data das fotos: 14/07/2017
Local: Hinomaru Restaurante, Rua Maranhão, esquina com a Rua Goiás, Campo Grande – MS.
Descrição: A rampa que dá acesso ao restaurante é muito inclinada e possui corrimão em apenas um dos lados. Além disso, há um degrau de aproximadamente 5 cm na base da rampa, impedindo a subida de cadeirantes com pouca força nos braços. A grelha junto ao degrau não é problema, já que seus vãos estão dentro do limite permitido pela norma técnica de acessibilidade.





Flagrante – Maria Alice (CXII)

Leitora (membro da equipe): Maria Alice Furrer Matos Rios
Twitter:[email protected]
Data da foto: 04/07/2017
Local: Rua 13 de Maio, esquina com Rua Dr. Mário Corrêa, Campo Grande – MS.
Descrição: Neste estacionamento, foi colocada uma pequena haste de metal para servir de suporte para uma corrente, porém a haste fica na faixa livre da calçada, atrapalhando a passagem de pedestres.



A mesa dos sonhos de todo cadeirante!

Entre os vários perrengues que passo por ser cadeirante, um dos que mais me tiram do sério é a falta de mesas acessíveis para fazer uma simples refeição. São raros os restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação onde consigo me acomodar adequadamente com a cadeira de rodas, sendo necessário, muitas vezes, ficar de lado na mesa, me posicionar muito distante da comida ou até mesmo pedir ajuda para outra pessoa, já que não tenho destreza nas mãos. 


Pode parecer inofensivo, mas experimente sentar numa cadeira de rodas e se aproximar de uma daquelas mesinhas com apoio central, comum em lanchonetes, ou então de uma mesa de plástico. É terrível! 

(mais…)

Flagrante – Maria Alice (CXI)

Leitora (membro da equipe): Maria Alice Furrer Matos Rios
Twitter:[email protected]
Data da foto: 04/07/2017
Local: Rua Santana, esquina com a Rua Quintino Bocaiúva, Campo Grande – MS.
Descrição: Calçada estreita, com revestimento liso e invadida pela vegetação.



Flagrante – Maria Alice (CX)

Leitora (membro da equipe): Maria Alice Furrer Matos Rios
Twitter:[email protected]
Data da foto: 20/06/2017
Local: Residência em uma propriedade rural no município de Aquidauana – MS.
Descrição: Porta de vidro sinalizada visualmente por iniciativa do proprietário, evitando que pessoas distraídas se choquem contra a porta.