Suporte para controle remoto
Publicado em: 06.maio.2015
Por: Acessibilidade na Prática
Uma das maiores “tristezas” de quem tem comprometimento motor nas mãos é manusear os controles da TV, do DVD, do ar condicionado e de outros eletrodomésticos. Além dos botões geralmente serem muito pequenos, a base dos controles são abauladas, o que torna o controle instável numa superfície plana, por exemplo. Assim, é praticamente impossível acionar alguma função do controle remoto mesmo utilizando órteses.
Depois de muito quebrar a cabeça e de tentativas sem sucesso, minha Terapeuta Ocupacional, minha mãe e eu chegamos a uma solução para esse problema: uma caixinha de madeira.
A caixa foi confeccionada de MDF e na medida dos controles. O comprimento foi baseado no controle maior, deixando um espaço de sobra na extremidade do transmissor do controle. A largura dos compartimentos foi dimensionada de acordo com a largura de cada controle.
Uma dica importante é sempre deixar uns 2 mm a mais na largura de cada compartimento. Isso permitirá revestir a caixa com tecido e, se necessário, calçar os controles com algum material para que fiquem firmes e estáveis.
As divisórias foram feitas com um MDF menos espesso que o dos entornos. A princípio, essas divisórias não foram fixadas.
Na face frontal da caixa, onde ficaram os transmissores dos controles, foram feitos pequenos recortes na madeira para melhor encaixe da base dos controles.
Na foto acima podemos ver a caixa já pronta. Optamos por revesti-la com EVA preto para dar maior aderência entre controles, caixa e superfície a ser apoiada, dando um aspecto mais bonito à adaptação, podendo ser utilizada em vários ambientes da casa sem poluir a decoração.
Aqui, a caixa com dois controles encaixados: o da TV à cabo e o da televisão. Como um dos controles é menor, acabou sobrando um espaço vazio na caixa, que pode ser utilizado para colocar pequenos objetos, como órteses por exemplo.
Depois de encapadas, as divisórias foram coladas à caixa.Acima podemos ver o “equipamento” em funcionamento. No meu caso, para acionar os botões, utilizo uma órtese de arame (revestida com mangueira) com uma borracha na ponta.
Material utilizado: MDF, EVA e cola.
Custo: aproximadamente R$ 7,00.
Frederico Rios
Fernanda Katayama – Terapeuta Ocupacional
Celina Souto – minha mãe 🙂
Pingback: Controle remoto adaptado | Acessibilidade na Prática