Suporte para controle remoto

Publicado em: 06.maio.2015

Por: Acessibilidade na Prática

Uma das maiores “tristezas” de quem tem comprometimento motor nas mãos é manusear os controles da TV, do DVD, do ar condicionado e de outros eletrodomésticos. Além dos botões geralmente serem muito pequenos, a base dos controles são abauladas, o que torna o controle instável numa superfície plana, por exemplo. Assim, é praticamente impossível acionar alguma função do controle remoto mesmo utilizando órteses.

Depois de muito quebrar a cabeça e de tentativas sem sucesso, minha Terapeuta Ocupacional, minha mãe e eu chegamos a uma solução para esse problema: uma caixinha de madeira.


2015-04-11 10.24.11

A caixa foi confeccionada de MDF e na medida dos controles. O comprimento foi baseado no controle maior, deixando um espaço de sobra na extremidade do transmissor do controle. A largura dos compartimentos foi dimensionada de acordo com a largura de cada controle.

Uma dica importante é sempre deixar uns 2 mm a mais na largura de cada compartimento. Isso permitirá revestir a caixa com tecido e, se necessário, calçar os controles com algum material para que fiquem firmes e estáveis.



2015-04-11 10.23.50 edit

As divisórias foram feitas com um MDF menos espesso que o dos entornos. A princípio, essas divisórias não foram fixadas.



2015-04-11 10.23.53 edit

Na face frontal da caixa, onde ficaram os transmissores dos controles, foram feitos pequenos recortes na madeira para melhor encaixe da base dos controles.


2015-05-05 11.07.13

Na foto acima podemos ver a caixa já pronta. Optamos por revesti-la com EVA preto para dar maior aderência entre controles, caixa e superfície a ser apoiada, dando um aspecto mais bonito à adaptação, podendo ser utilizada em vários ambientes da casa sem poluir a decoração.


2015-05-05 11.07.37

Aqui, a caixa com dois controles encaixados: o da TV à cabo e o da televisão. Como um dos controles é menor, acabou sobrando um espaço vazio na caixa, que pode ser utilizado para colocar pequenos objetos, como órteses por exemplo.

Depois de encapadas, as divisórias foram coladas à caixa.


2015-05-05 11.33.13Acima podemos ver o “equipamento” em funcionamento. No meu caso, para acionar os botões, utilizo uma órtese de arame (revestida com mangueira) com uma borracha na ponta.

Material utilizado: MDF, EVA e cola.

Custo: aproximadamente R$ 7,00.


Frederico Rios

Fernanda Katayama – Terapeuta Ocupacional

Celina Souto – minha mãe 🙂



Uma ideia sobre “Suporte para controle remoto

  1. Pingback: Controle remoto adaptado | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *