Detalhes de uma palestra
Publicado em: 03.setembro.2014
Por: Acessibilidade na Prática
Uma das palestras magnas realizadas durante a Feira do Empreendedor MS 2014 foi com Roberto Carlos Braga Segundo. Dudu Braga, como é conhecido, é radialista, produtor musical, empresário e possui deficiência visual.No auditório, havia um pequeno palco revestido de carpete. A única forma de acessá-lo era transpor um desnível de aproximadamente 40 cm. Adaptar uma rampa nessa estrutura seria bastante viável, pois suas dimensões e o espaço do local permitem várias alternativas.
O palco recebeu uma demarcação com corda no seu canto direito (na visão dos expectadores), formando um “U” e contendo nós em determinados pontos. Essa demarcação teve o objetivo de permitir ao palestrante delimitar com os pés uma área de segurança, evitando uma possível queda do palco.Os assentos não eram fixos e havia tanto espaços destinados a cadeirantes quanto assentos reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
O que mais me chamou atenção foi que a demarcação do espaço para cadeirantes estava direcionada para o palco e não para a parede. Com essa sinalização, os cadeirantes tinham boa visibilidade do palco sem precisar forçar o pescoço para assistir a palestra.Nesta imagem é possível ver um dos espaços reservados para cadeirantes e notar que o mesmo está direcionado para o palco.
Leia também:
Desnível entre o palco e a plateia
Nossa participação na Feira do Empreendedor
Maria Alice Furrer
Fotos: 21/08/2014