Detalhes de uma palestra

Publicado em: 03.setembro.2014

Por: Acessibilidade na Prática

Uma das palestras magnas realizadas durante a Feira do Empreendedor MS 2014 foi com Roberto Carlos Braga Segundo. Dudu Braga, como é conhecido, é radialista, produtor musical, empresário e possui deficiência visual.


imagemNo auditório, havia um pequeno palco revestido de carpete. A única forma de acessá-lo era transpor um desnível de aproximadamente 40 cm. Adaptar uma rampa nessa estrutura seria bastante viável, pois suas dimensões e o espaço do local permitem várias alternativas.

O palco recebeu uma demarcação com corda no seu canto direito (na visão dos expectadores), formando um “U” e contendo nós em determinados pontos. Essa demarcação teve o objetivo de permitir ao palestrante delimitar com os pés uma área de segurança, evitando uma possível queda do palco.


imagemOs assentos não eram fixos e havia tanto espaços destinados a cadeirantes quanto assentos reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O que mais me chamou atenção foi que a demarcação do espaço para cadeirantes estava direcionada para o palco e não para a parede. Com essa sinalização, os cadeirantes tinham boa visibilidade do palco sem precisar forçar o pescoço para assistir a palestra.


imagemNesta imagem é possível ver um dos espaços reservados para cadeirantes e notar que o mesmo está direcionado para o palco.


Leia também:
            Desnível entre o palco e a plateia
            Nossa participação na Feira do Empreendedor


Maria Alice Furrer


Fotos: 21/08/2014



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *