Controle remoto adaptado

Publicado em: 25.maio.2016

Por: Acessibilidade na Prática

Meu nome é Karla, moro em Cariacica (ES) e gostaria de compartilhar com vocês a adaptação de um controle remoto que fiz para um idoso.

Comprei um controle remoto extra e cortei com estilete seus botões, exceto os de ligar/desligar, volume e canal. Para cobrir os botões cortados, utilizei um EVA colorido, bem chamativo, para destacar as teclas pretas e evitar que algum botão fosse pressionado por engano, deixando também o layout do controle mais simples e organizado. A adaptação deu muito certo e sua utilização foi um sucesso, melhorando a autoestima desse senhor idoso, que já estava desistindo de usar o controle sozinho.



controle remoto adaptado katia

Uma dica é comprar um controle original, da própria TV, mas também é possível fazer com um controle universal. O importante é que as teclas deixadas à mostra (volume, canal e liga/desliga) sejam maiores e mais fáceis de manusear, e nisso o controle universal geralmente não é muito bom, pois às vezes, pela grande quantidade de teclas no controle, elas acabam sendo menores.

Outro detalhe importante é o corte dos demais botões, que foi feito rente ao controle, sem precisar desmontá-lo. Dessa forma, a superfície do controle fica sem saliências e é possível cobrir o local dos botões com EVA, não havendo risco desses botões serem acionados acidentalmente, tornando o controle simples de usar.


Os controles adaptados são difíceis de se encontrar no mercado e, muitas vezes, só é possível adquiri-los via importação. Pesquisei muito na internet sobre esse tipo de adaptação, mas não encontrei nenhuma informação que pudesse me ajudar, por isso decidi compartilhar essas dicas com vocês, para que outras pessoas com dificuldades motoras também possam usufruir delas. 


Leia também: Suporte para controle remoto


Karla Barros – Psicóloga

E-mail: [email protected]



Uma ideia sobre “Controle remoto adaptado

  1. Muito obrigada! Estava desanimada com esta situação ,pois meu pai já está confuso com o fato de ter que usar 2 controles . Me ajudou muito!
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *