Circulando por Miami Beach

Publicado em: 04.setembro.2017

Por: Acessibilidade na Prática

Todos nós sabemos que as coisas não são nada fáceis aqui no Brasil quando o assunto é acessibilidade e mobilidade urbana. Basta darmos uma volta no quarteirão para enfrentarmos grandes e “emocionantes” desafios 😕 . Por isso, não é raro ouvirmos pessoas com deficiência dizerem que sonham em “fugir de casa” e morar fora do país, especialmente nos Estados Unidos, onde a acessibilidade é bem melhor que aqui, especialmente em Orlando e Miami, que são cidades preocupadas em receber bem seus turistas.

Como poucos de nós temos oportunidade sequer de passear na “Terra do Tio Sam”, nossa correspondente internacional Adriana 😀 resolveu compartilhar conosco algumas imagens de sua viagem por Miami Beach. Vamos conferir?

Vejam a seguir trechos de uma calçada localizada na 4th street:

Calçada com piso regular, firme e estável. Deve ser uma delícia rodar nela com a cadeira de rodas!


Rebaixamento de guia com inclinação leve, piso tátil de alerta e desnível suave com a travessia de pedestres (rua).


Este é o rebaixamento do outro lado do cruzamento. Notem que o padrão é o mesmo do rebaixamento anterior, e que o desnível entre a calçada e a travessia de pedestres é suavizado com concreto, permitindo também a passagem de água.

Não há faixa de pedestres neste cruzamento, apenas duas linhas brancas demarcando a passagem, onde, ao invés de asfalto, há blocos de concreto intertravados, formando uma superfície regular e estável.


Continuação da calçada: firme, regular, estável e livre de obstáculos.


Abaixo, um pequeno trecho de calçada da Ocean Drive (rua à beira-mar):

A calçada é revestida de blocos intertravados de concreto. Por estarem bem assentados, os blocos não causam desníveis, proporcionando uma boa circulação a pedestres e cadeirantes.


Vejamos agora o acesso à South Beach. Para chegar ao mar, as pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção podem utilizar esta esteira, semelhante às que temos nas praias acessíveis aqui no Brasil.





Mas nem tudo são flores lá nos States! 

Nesta calçada da Ocean Drive, além do poste diminuir (um pouco, é verdade…) a passagem dos pedestres, alguém colocou uma placa de publicidade sobre o passeio, atrapalhando a passagem de quem circula pelo local.


Nesta foto da Washington Avenue, podemos perceber que inundações não são exclusividade das grandes cidades brasileiras. É verdade que não há nenhum carro boiando, mas caminhar por esta calçada em dia de chuva certamente irá molhar os pés um bocado.


Leia também:
Rebaixamentos de guia de Nova Iorque
Estátua da Liberdade
Embarques e desembarques do Brasil dos Estados Unidos


Frederico Rios

Fotos: Adriana Morales (julho/agosto de 2017)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *