A história da “Biga”

Publicado em: 18.dezembro.2013

Por: Acessibilidade na Prática

O projeto da “Biga” nasceu na mesa de um bar, enquanto alguns motociclistas se divertiam. Na frente do referido estabelecimento havia um ponto de ônibus, onde um cadeirante tentava utilizar o transporte público. Mesmo tendo passado vários ônibus sinalizados com o Símbolo Internacional de Acesso, o cidadão teve de aguardar mais de uma hora até que um motorista parasse para apanhá-lo.

Diante daquela situação, os amigos motociclistas, que eram envolvidos com triciclos, começaram a conversar sobre uma possível solução para o problema daquele cadeirante. A genialidade de Oraci, um dos motociclistas ali presentes, levou-o a fazer alguns rabiscos em um guardanapo, de onde saiu o desenho do “protótipo” da Biga.

Na semana seguinte, Oraci já estava empenhado no aperfeiçoamento da ideia. Após a criação do protótipo, constituíram uma empresa e passaram a desenvolver o projeto. Pouco tempo depois, a construção de um veículo destinado a cadeirantes já era realidade.

DSC01221
A Biga é um triciclo cujo o banco é a própria cadeira de rodas, o que proporciona total autonomia ao usuário, dispensando a ajuda de terceiros. O veículo é equipado com motor de 125 cilindradas e câmbio de quatro marchas, sendo três para frente e a marcha à ré. Além disso, as peças que compõem a Biga são facilmente encontradas no mercado.

06122010021
Hoje, o produto está devidamente acobertado por pedido de privilégio de patente junto ao INPI. O equipamento é o único projeto de veículo destinado exclusivamente a pessoas com deficiência física, sendo que todas as outras opções disponíveis no mercado são adaptações. O projeto foi devidamente aprovado pelo IBAMA e certificado pela ABNT e pelo DENATRAN.

27042011085
Para maiores informações sobre a Biga, entre em contato diretamente com o fabricante em Campo Grande (MS):

Empresa: O&N Montagem de Triciclos Especiais Ltda – ME

Contato: Paulo Tadeu de Barros Mainardi Nagata

Telefones: (67) 3382-6049 e (67) 9237-6784

E-mail: [email protected]


Informações e imagens: Paulo Nagata


4 ideias sobre “A história da “Biga”

    • Olá, Carlos! Conforme dissemos no texto, produto já está no mercado. Para maiores informações, basta entrar em contato com o Paulo Nagata pelos telefones ou e-mail fornecidos no post. Abraços!

  1. OLÁ  BOA  TARDE   EU  SOU  CADEIRANTE  Á  OITO  ANOS  ,  E  ME  INTERESSEI  MUITO  PELOS  TRICICLOS   SEUS  GOSTARIA   DE  SABER  QUANTO  CUSTA  CADA  UM  E  SE   EXISTE  FINANCIAMENTO  PARA  OS  MESMOS . 
    AGUARDO  A  SUA  RESPOSTA .

    • Ervino, entre em contato pelo e-mail ou telefone citados no post. Com certeza o Paulo Nagata esclarecerá totas as suas dúvidas. Um abraço e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *