Acessibilidade para abastecer o carro nos EUA

Publicado em: 18.junho.2014

Por: Acessibilidade na Prática

É bem provável que todos nós já vimos, em algum filme americano, a forma como as pessoas abastecem seus veículos nos Estados Unidos. Por lá, os postos de gasolina adotam o sistema self service, ou seja, cada motorista abastece o seu carro. O pagamento é realizado na própria bomba de combustível, por meio de cartão de crédito ou por uma espécie de “cartão recarregável”.

As imagens abaixo são de um posto de combustíveis localizado na Rodovia I-95, próximo à saída 9, em direção ao Sul, antes da cidade de Nova Iorque.


20140526_131954


Ao se deparar com uma “situação” igual a desse posto, um turista cadeirante ou com dificuldades motoras pode imaginar que ficará sem gasolina pelo caminho, pois não existem frentistas no local. No entanto, as bombas de combustível são acessíveis! Mesmo à distância, é possível identificar no lado direito da bomba o Símbolo Internacional de Acesso seguido do aviso press help (“pressione para auxílio”).

20140526_132118

 

Na parte central do painel da bomba há uma tela de funções. Se clicarmos na imagem acima para ampliá-la, observamos que a seta azul da direita da tela possui a palavra help e aponta para uma tecla. Basta pressionar essa tecla para que um atendente venha até a bomba e auxilie o motorista no abastecimento.

Provavelmente esse sistema de abastecimento utilizado nos Estados Unidos tem o objetivo de diminuir as despesas com funcionários. Mesmo assim, as pessoas com deficiência não foram esquecidas e a inclusão está garantida.


Frederico Rios


Fotos: 26/05/2014



Uma ideia sobre “Acessibilidade para abastecer o carro nos EUA

  1. Pingback: Estátua da Liberdade | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *