Vamos divulgar o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”?

Publicado em: 13.setembro.2011

Por: Acessibilidade na Prática

Amigos,
 
O dia 21 de setembro é o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". Por isso, gostaria de convidar todos vocês para unirmos nossas forças e divulgarmos a importância desta luta.
 
Nossa intenção é colocar em evidência vários assuntos relacionados a esse público, chamando a atenção principalmente das pessoas sem deficiência, as quais desconhecem as particularidades e dificuldades deste grupo tão diversificado.
 
Se você mantém um blog ou possui um perfil no Facebook ou Twitter, pode participar das seguintes formas:
 
 
BLOG – Copie e cole este post no seu blog, poucos dias antes do dia 21/09.
 
21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
 
O Brasil é um país com uma população total de 190.755.799 habitantes,  segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, distribuídos por uma extensão territorial de 8.502.728,269 Km2.
 
O País caminha velozmente rumo a um perfil demográfico cada vez mais envelhecido, pois o índice de envelhecimento aponta para mudanças na estrutura etária da população brasileira. Em 2008, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos, existiam 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2050, o quadro muda e para cada 100 crianças de 0 a 14 anos existirão 172,7 idosos.
 
Os resultados do Censo 2000 mostram que, aproximadamente, 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total, apresentam algum tipo de deficiência. O IBGE levou em conta que deficientes são pessoas com ao menos alguma dificuldade de enxergar, ouvir, locomover-se ou alguma deficiência física ou mental.
 
É importante destacar que a proporção de deficientes aumenta com a idade, passando de 4,3% nas crianças até 14 anos para 54% do total das pessoas com idade superior a 65 anos. À medida que a estrutura da população está mais envelhecida, a proporção de pessoas com deficiência aumenta, surgindo um novo elenco de demandas para atender as necessidades específicas deste grupo. Abaixo, o gráfico ilustra os números referentes à distribuição por tipo de deficiência:

 
 
 
 
Além de graves problemas de falta de acessibilidade em locais públicos e de uso comum, as pessoas com deficiência enfrentam diversas outras dificuldades:

– Alto custo de medicamentos e tratamentos;

– Discriminação e preconceito;

– Dificuldade em se colocar no mercado de trabalho;

– Ausência de escolas preparadas (pedagógica e estruturalmente) para receber crianças com deficiência e promover sua inclusão à sociedade;

– Alto custo de equipamentos mais sofisticados (uma cadeiras de rodas de qualidade ou um smartphone com recursos de acessibilidade para cegos e surdos, por exemplo);

– Grande burocracia para ter acesso a alguns benefícios, como desconto na aquisição de veículos, descontos em passagens aéreas, seguros, aposentadorias e outros;

– Falta de acessibilidade nos meios de comunicação e entretenimento (principalmente em websites, televisão, cinemas e teatros);

– Falta de treinamento das pessoas que trabalham no atendimento ao público (shoppings, aeroportos, restaurantes, bancos e outros);

– Falta de transporte público acessível, tanto urbano quanto intermunicipal e interestadual.
 

Existem muitos outros problemas além dos citados acima. Muitos deles já possuem soluções garantidas por lei, mas grande parte das pessoas com deficiência ou seus familiares desconhece este fato. Além disso, no Brasil, infelizmente, o que é de direito do cidadão tem de ser "solicitado", enquanto deveria simplesmente ser oferecido pelo poder público e pela iniciativa privada.

Vamos todos juntos, cidadãos de bem, com deficiência ou não, divulgar esta grande luta!
 
 

FACEBOOK – Copie e cole esta frase no seu mural do Facebook.
 
Dia 21 de setembro é o "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência". Fazem parte deste grupo os Deficientes Físicos (paraplégicos, tetraplégicos, amputados, anões e outros), Deficientes Auditivos (surdos oralizados, sinalizados ou bilíngues), Deficientes Visuais, Deficientes Mentais e pessoas com Deficiência Múltipla (com duas ou mais deficiências associadas). Se você apóia a luta dessa galera, divulgue esta mensagem no seu mural!
 
 

TWITTER
 
Twitte durante todo o dia 21 de setembro a "hashtag" #diadelutadapcd, linkando ou não alguma notícia ou post sobre qualquer assunto relacionado às pessoas com deficiência. Por mais que não consigamos colocar este assunto nos Trending Topics do Twitter, vamos despertar a atenção de muita gente!
 
 

OBSERVAÇÃO
 
Nossa intenção não é "monopolizar" esta mobilização, mas sim tentar fazer com que unifiquemos nosso "grito" neste dia.
 
Caso alguém deseje mobilizar-se de alguma outra forma, fique à vontade, mas não o deixe de fazer!
 
Abraços!!!
 
Frederico Rios
 

11 ideias sobre “Vamos divulgar o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”?

  1. Pode contar com nosso Blog e minha boca no trombone em todas as redes sociais. Essa é uma luta justa  e precisa ser divulgada para que as pessoas tomem conhecimento e se conscientizem desta necessidade. Quem luta pela acessibilidade não consegue fechar os olhos para essa campanha, que também tem outros desafios como o de romper com a barreira discriminatória que tem separado as pessoas com deficiência da sociedade. Com certezaaa encontraremos muita gente aderindo à essa iniciativa no dia, #tamojunto, né? 
    Beijosss

  2. Muito boa essa iniciativa, uma mobilização de alerta para despertarmos sobre a necessidade de se ter políticas públicas para as pessoas com deficiência. Contem comigo. twitter: @mairaleiliane

  3. Com certeza estaremos apoiando, nosso blog busca mostrar o que há de melhor no Design eo que pode melhorar. tudo relacionado aos que possuem algum tipo de Deficiência. Por isso apoiamos. Bela iniciativa
     

  4. Pingback: 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência « Paraíba sem Barreiras

  5. Com certeza vou estar conectada, até por estar nesta condição hoje e saber agora a dificuldade que partilho com todas as deficiências, deste a adaptação dentro de casa, aceitação dos amigos e familiares, sair pelas calçadas e ruas de muleta ou cadeira de rodas, na hora de comprar um aparelho auditivo que parece mais uma compra de sapatos, de readaptação no trabalho, etc……….

  6. Fiquei muito feliz com a repercussão da divulgação do DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA! Muitas pessoas (com deficiência ou não) deram uma força muito legal à causa! E a luta continua, companheiros… hehehe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *