Trabalho acadêmico “Projeto de Acessibilidade na Fundação Educacional de Fernandópolis”
Publicado em: 03.dezembro.2014
Por: Acessibilidade na Prática
O tema deste trabalho acadêmico, realizado no curso de Psicologia, nasceu da reflexão sobre a necessidade de proporcionar acessibilidade às pessoas com deficiência que frequentam a Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) – SP.
A partir de experiências vividas pelas alunas responsáveis pelo projeto – Andréa Cristina Ruiz, Jéssica Nascimento, Juliana Vieira Grozza e Nairaisa Souza – ao circularem pela faculdade, constatou-se a precariedade nas condições de acessibilidade.
O “Projeto de Acessibilidade na Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF)” visa dar condições garantidas por lei para estudantes, docentes e visitantes com algum tipo de deficiência. As adaptações irão permitir acesso livre a todos que transitam e se utilizam de alguma forma das dependências da faculdade, como por exemplo a população que faz algum tipo de tratamento na Clínica Escola.
As alunas fotografaram as salas de aula, as cantinas, os corredores e os estacionamentos da instituição, buscando identificar locais críticos que necessitam de adequações para facilitar o acesso.
Além de identificar os locais que mais atrapalham o acesso e circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, foi feito um trabalho de conscientização aos alunos de todos os cursos da área da saúde. O grupo também distribuiu 1000 cópias da “Multa Moral”, que deverão ser colocadas nos para-brisas dos carros de motoristas que desrespeitam as vagas reservadas para pessoas com deficiência.
Parabéns pela iniciativa, meninas! Sem dúvida, o trabalho de vocês, no mínimo, “colocou uma pulguinha atrás da orelha” dos acadêmicos e dos administradores da instituição 😉
Frederico Rios
Fotos e informações: acadêmica Juliana Vieira Grozza
Trabalho confeccionado e apresentado no ano de 2014