Nossa participação na Feira do Empreendedor

Publicado em: 27.agosto.2014

Por: Acessibilidade na Prática

A Feira do Empreendedor iniciou nacionalmente em 1992, tornando-se um dos eventos de maior sucesso no campo de empreendedorismo, uma marca forte e reconhecida, com mais de 140 feiras realizadas em todo o País e 1,9 milhão de visitantes.

O evento, que tem como principais objetivos fomentar a abertura de novos negócios, estimular a competitividade e gerar negócios lucrativos e sustentáveis, consegue a cada edição obter o sucesso esperado.


O Sebrae Mato Grosso do Sul é referencial de excelência quando se trata da Feira, que é realizada bianualmente desde 2004 e foi eleita a melhor do Brasil nos circuitos de 2008 e 2010, segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

(Informações: Feira do Empreendedor MS)

2014-08-21 19.13.59-1
Neste ano de 2014, a Feira do Empreendedor MS contou com a participação de 100% dos municípios do Estado e recebeu mais de 30.000 visitantes! O evento aconteceu no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande, de 21 à 24 de agosto.

Além de participarmos da co-criação da feira, nossa equipe e eu estivemos presentes todos os quatro dias do evento, onde apresentamos uma palestra sobre “A Importância da Acessibilidade nos Empreendimentos”, esclarecemos dúvidas e fornecemos contatos de especialistas nas mais diversas áreas às pessoas que nos procuraram na “Estação Inovação”.

No final do evento, participei de um bate-papo na “Praça do Sucesso”, juntamente com o Consultor Ricardo Jordão. Falamos sobre a história do blog, a iniciativa da “multa moral“, cidadania, generosidade, sonhos, empreendedorismo e vários outros assuntos. Ricardo também comentou sobre o “Epicentro”, um evento muito interessante sobre empreendedorismo e que está sendo organizado por ele. Aos interessados, basta clicar aqui para obter mais informações.

Eu, particularmente, fiquei muito feliz com o convite do Sebrae e com a preocupação da instituição em ter algo relacionado à acessibilidade num evento tão importante. Preparamos com muito carinho um material voltado aos empreendedores, onde mostramos estatísticas, conceitos, soluções e várias situações onde empresas perdem clientes por não contemplarem a acessibilidade e/ou não possuírem equipe treinada para lidar com esse público. Contudo, a procura por essas informações foram baixíssimas, refletindo a falta de conhecimento e de interesse dos empresários em explorar melhor essa fatia de mercado tão significativa.

Apesar do baixo interesse dos visitantes pelo que tínhamos a oferecer, fiquei feliz por podermos participar da feira. Conhecemos pessoas muito interessantes e pudemos mostrar um pouco mais do nosso trabalho. Acredito que plantamos algumas sementes em solos bastante férteis e não é esse “desinteresse” que vai nos desanimar 🙂

Essa experiência nos mostrou que ainda temos muito trabalho pela frente! Por isso, espero nos encontramos na Feira do Empreendedor MS de 2016!!! 😉


Para ver algumas fotos do evento clique aqui.


Frederico Rios




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *