“Multa Moral” Acessibilidade na Prática

Publicado em: 09.julho.2014

Por: Acessibilidade na Prática

Um dos grandes desafios de quem luta pela acessibilidade é a conscientização sobre o uso correto das vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As vagas de estacionamento tornaram-se um “símbolo” da causa, principalmente após a grande repercussão da campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto!“, que despertou a atenção de boa parte da sociedade. Prova disso é a enorme quantidade de denúncias que registramos todas as semanas nos Flagrantes dos Seguidores.

Assim, o Blog Acessibilidade na Prática resolveu sair um pouco da “virtualidade” e lançar sua “multa moral”, inspirada em vários movimentos semelhantes espalhados pelo país. Entretanto, resolvemos ampliar nossa “fiscalização” para além das vagas de estacionamento. 


MULTA MORAL



A “multa moral” não é simplesmente uma forma de conscientizar os motoristas infratores. É também uma maneira de envolver a sociedade na fiscalização das vagas reservadas e de outras estruturas acessíveis, chamando a atenção de todos para a importância da acessibilidade na inclusão social.

Se você quer fazer parte do nosso time de fiscais e conscientizadores, clique aqui para baixar o arquivo em Corel Draw e imprimir nosso modelo de “multa moral”. 

Temos alguns bloquinhos de multas disponíveis para quem reside em Campo Grande – MS. Para conseguir o seu, entre em contato conosco. Não cobraremos pelos bloquinhos, pois não temos intenção de obter lucro com a “multa moral”.

Mas antes de sair por aí “multando” todo mundo, não esqueça de ter bom senso e educação para com os “infratores”. Procure se informar por meio dos links abaixo e lembre-se de que muitas pessoas têm o direito de utilizar as vagas reservadas e não sabem do procedimento correto para tal, sem contar que nem toda pessoa que precisa da vaga é necessariamente cadeirante. Além disso, não queremos despertar ódio nem brigas, apenas a consciência das pessoas.

Mãos à obra!


Leia também:

            Cartão de estacionamento para vagas reservadas

            A importância do tamanho adequado das vagas reservadas de estacionamento

            Uma vaga reservada quase ideal

            Vagas reservadas de estacionamento paralelas à calçada


Equipe ANP



14 ideias sobre ““Multa Moral” Acessibilidade na Prática

  1. Estou sempre do lado da acessibilidade e sou defensor desta causa, só fiscalizando e apontando as infrações já podemos ter resultados.

  2. Bom dia, sou deficiente auditivo e tenho autorização da AGETRAN para estacionar em vaga reservda de DEFICIENTE FISICO, me canso de deparar com veículos estacionados em vaga de deificientes ou de idosos, o problema maior  é o descanso  da agência reguladora de trânsito que não fiscaliza. Tem que punir os infratores somente mexendo no bolso dos mesmo é que podemos ter algum resultado em se manter as vagas livres para os deficientes.

  3. Parabéns pela iniciativa. É revoltante ver o desrespeito às normas simples de convivência no trânsito. E isso infelizmente, vem de casa. A criança vê o pai fazendo, e vai crescendo com a certeza de que pode fazer também no futuro. Apoiadíssima essa idéia da "multa moral". "Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada." Edmund Burke. Forte abraço. 
     

  4. Parabéns pela iniciativa Frederico! É de pessoas como vc que o mundo precisa! Quero poder contribuir com a campanha, porque me indigna a falta de consciência de algumas pessoas! Conte comigo! Um abraço.

  5. Olá…
    Confeccionei alguns cartões de multa moral com exemplos tirados da internet.. Uso constantemente no entorno do Forum, que é um descaso total a idosos e cadeirantes… Um lástima….
    Vou usar o proposto aqui…
    Abraços…
    Marcelo

  6. muito  legal este  espaço  para concentizar as  pessoas pois a falta de respeito é muito grande vamos nós unir nessa. muito obrigada ROSELI CORRÊA.

  7. Parabéns meu eterno e amado aluno que sempre lutou pelos seus direitos . Fred jamais ia aceitar que você desistisse de lutar e com este blog fez o pais ou seja meia massa da população brasileira se conscientizar o quão importante este trabalho feito por vocês

  8. Pingback: “Multa Moral” – financiamento coletivo | Acessibilidade na Prática

  9. Prezados Senhores,
    Sou residente da cidade de Montes Claros-MG e tive que me deslocar para belo Horizonte, juntamente com minha esposa e irmã, devido a uma emergencia familiar de igual modo veio minha irmã de São Paulo, sendo que esta última teme sobrepeso (1.57 altura com 119kg), pois bem! tivemos que ir ao VIASHOPPING no barreiro, no dia 26/08/2016, às 17:00 hs e como o estacionamento estava cheio coloquei meu caro no 5°C andar e com o intuito de favorecer a minha irmã idosa (74 anos) com sobrepeso resolvi colocar o carro perto o elevador e não observei a faixa no chão, não vi nenhuma placa indicativa, ao retornar deparei com a multa moral. Saliento que não tive a intenção de prejudicar ou tirar o direito de ninguem e sim cuidar da minha irmã. Concordo com a iniciativa de voces e a partir de agora tomarei mais cuidado.

  10. Pingback: Acesse Legal - Sua página inicial, tudo que você precisa está aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *