I Encontro de Acessibilidade na Prática – como foi!

Publicado em: 30.março.2015

Por: Acessibilidade na Prática

Aconteceu nos dias 18, 19 e 20/03/2015, em João Pessoa (PB), o I Encontro de Acessibilidade na Prática, promovido pelo Laboratório de Pesquisas em Acessibilidade e Ergonomia (LacErgo) do Curso de Design de Interiores do IESP Faculdades.

Na primeira noite do evento, tive a satisfação de ministrar a palestra “Projetos acessíveis: burocracia, solidariedade ou oportunidade?”, onde abordamos dados do IBGE, postura dos profissionais da construção civil perante o mercado, viabilidade econômica de projetos acessíveis, casos práticos de perda de clientes com deficiência por estabelecimentos que não oferecem acessibilidade, entre outros assuntos.


Fred palestra

Também tive a honra de presidir – na segunda noite do evento – uma mesa redonda que abordou as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no seu cotidiano. Participaram comigo do debate Fábia Halana Pita (com quadro de paralisia cerebral), Joana Belarmino de Sousa (deficiente visual) e Ana Luísa Guedes (gestante).


mesa redonda

Os dois momentos foram marcados por grande participação da plateia, em sua maioria composta por acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Designer de Interiores.

No período diurno dos três dias de evento aconteceu um workshop com o objetivo de projetar e construir um parklet acessível com material reaproveitado. Por mais impossível que pudesse parecer, a galera conseguiu concluí-lo a tempo!


parklet acessivel pronto

Enfim, o evento foi show de bola! Para mim foi muitíssimo gratificante poder colaborar de alguma forma com este feito, onde aprendi muito, troquei experiências e fiz novas amizades. 

Obrigado à FATECPB pelo convite e parabéns ao organizadores do evento: Professor Pedro Rossi, Professora Larissa Santos e alunos do Laboratório de Pesquisas em Acessibilidade e Ergonomia (LacErgo). Foi um evento acolhedor, motivador e muito agradável!


Frederico Rios



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *