“Fred”, o filme

Publicado em: 10.dezembro.2014

Por: Acessibilidade na Prática

No início de 2014, fui procurado pelos alunos do 7º ano da Escola Paulo Freire para bater um papo sobre o blog e minha história. O objetivo da turma era avaliar a possibilidade de fazer um filme para o “Luz, Câmera, Educação!“, um projeto educacional que imprime um trabalho multidisciplinar desenvolvido anualmente e que envolve alunos e educadores do Ensino Fundamental II na concepção e criação de pequenos “curtas”. O trabalho tem por objetivo incentivar os alunos a se expressar por meio da linguagem audiovisual/multimídia para desenvolver seus projetos de filmes nos diferentes temas escolhidos por eles mesmos. Também faz parte do projeto desenvolver nos alunos o sentido do trabalho em equipe, a expressão de ideias e sentimentos em grupo, leitura, análise crítica e reflexão sobre as informações audiovisuais, o hábito de reconhecer e participar de manifestações diversas de arte e cultura, a capacidade de inserção transformadora na sociedade, o fortalecimento da autoestima, além de trabalhar com os mais variados materiais e recursos tecnológicos disponíveis, como ferramentas computacionais de criação e edição, câmera digital, filmadora, desenhos, entre outros.


Depois da nossa primeira conversa, os alunos se reuniram para discutir sobre os possíveis temas e trocaram algumas mensagens comigo pela internet. Decidiram, então, que minha história seria mesmo o tema do filme deles, o que já me deixou muito feliz!

A galera trabalhou duro durante todo o ano para concluir o filme a tempo: reuniões, discussões, pesquisas e filmagens. A princípio, os alunos estavam preocupados em contar os fatos exatamente como aconteceram, mas eu os deixei à vontade para abusar da criatividade e adaptar como quisessem. Portanto, o filme não conta “exatamente” como tudo ocorreu, mas resumiu direitinho a história!

A última etapa do projeto foi a “Noite do Oscar”! Como de costume, foram revelados nesse evento os vencedores das diferentes categorias de premiação. O filme “Fred” recebeu os prêmios de Melhor Direção, Melhor Locação, Melhor Participação Especial (no caso, eu 🙂 ) e o prêmio máximo, o de Melhor Filme!!!



20141120_220417 (1)

2014-11-20 21.35.50 edit

Foi uma emoção indescritível acompanhar o trabalho desses alunos e ver a felicidade deles com as premiações. Mais emocionante ainda foi ver o trabalho do blog despertando a conscientização e o interesse desses “jovenzinhos” sobre acessibilidade e inclusão. 

Galerinha, vocês são demais e estão de parabéns!!! Trabalharam com mais responsabilidade e maturidade do que muita “gente grande”! Vocês me provaram de uma vez por todas que eu não posso desistir de lutar pela acessibilidade, por mais que me bata o desânimo de vez em quando.

Parabéns também aos pais, aos professores e a todos os envolvidos nesse projeto! Definitivamente, educação é tudo!

Confiram abaixo o filme “Fred”! Infelizmente o vídeo não possui recursos de acessibilidade (audiodescrição, legendas e Libras), mas vale a pena conferir a atuação desses grandes astros 😉






Frederico Rios




3 ideias sobre ““Fred”, o filme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *