Curso: “Comunicação Inclusiva – O Conceito Social da Deficiência”

Publicado em: 18.novembro.2012

Por: Acessibilidade na Prática


Sobre o curso: Estamos sempre atentos a evolução conceitual das terminologias ligadas ao segmento das pessoas com deficiência. Contudo, não basta, somente aplicar ou não determinados termos técnicos, é preciso construir a comunicação com um olhar que contemple e valorize toda a diversidade humana.

Esse novo conceito, apresentado na Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), foi denominado como “Conceito Social da Deficiência”.

Objetivo: Ao proceder desta forma, as empresas, profissionais, ONG’s e instituições que primam por disseminar este tipo de comunicação, estão transmitindo uma imagem de credibilidade em consonância com o que é difundido pelo segmento de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A quem se destina: jornalistas, assessores de comunicação e imprensa, publicitários, promotores de eventos, relações públicas, estudantes de comunicação social e interessados pelo tema em geral.
 
 
CONTEÚDO:

MÓDULO I
 
– Reconhecendo a Diversidade Humana
– Tipos de Deficiência (Mitos e Verdades)
– História do Movimento de Pessoas com Deficiência
– Dados sobre as pessoas com deficiência
– A evolução das terminologias


MÓDULO II
 
– Introdução à Comunicação Inclusiva
– Língua Brasileira de Sinais – Libras
– Braille
– Audiodescrição
– Legenda
Close Caption
– Estenotipia
– Internet Acessível (W3C)
 
– Recursos de Tecnologia Assistiva
 
– Boas Práticas
 
– Fontes
 
– Considerações Finais


Carga horária: 8 horas (das 8:30h às 18:00h, com 1h e 30min de almoço)

Ofereceremos a apostila encadernada e o certificado de participação do curso (impresso).

Inscrição: Para se inscrever basta enviar um e-mail para [email protected] com o seu nome completo e um documento de identificação.

Previsão de realização: 08/12/2012 (sábado) e 12/01/2013 (sábado), em São Paulo – SP.

AS TURMAS SERÃO CONFIRMADAS DE ACORDO COM A DEMANDA DE INSCRITOS. O pagamento deverá ser feito via Boleto Bancário, a partir do dia 30/11/2012.

Investimento: R$ 450,00 para profissionais e R$ 250,00 para estudantes.

Consulte-nos sobre a possibilidade de conteúdos diferenciados para grupos fechados: empresas, cooperativas e universidades.
 

PALESTRANTE:

Lincoln Tavares

Jornalista, assessor de comunicação e imprensa, ativista de direitos humanos e Sócio Diretor do Portal Usina da Inclusão. Trabalhou por mais de seis anos na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade da Prefeitura de São Paulo, onde coordenou o Programa Censo-Inclusão e Cadastro-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Assessoria de Comunicação e Imprensa, período em que também elaborou o livreto “Dicas de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência”, em formato de bolso.

Possui ampla experiência na elaboração de textos direcionados ao segmento de pessoas com deficiência. Também participou na coordenação de diversos eventos promovidos pela secretaria, como por exemplo, em 6 edições Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e acessibilidade – REATECH, Paraolimpíadas Escolares, entre outros.

“É preciso estruturar uma cultura inclusiva em todos os segmentos da empresa, inclusive (e não somente) na comunicação corporativa. Queremos nos comunicar com quem? Se a resposta é “com todas as pessoas”, então devemos pensar quais ferramentas tornam essa comunicação possível. Na comunicação com o público externo, o raciocínio é o mesmo”, diz Lincoln Tavares. (Entrevista para a Revista Lettering)

Conheça mais sobre o palestrante clicando aqui.


Fonte: Usina da Inclusão

 

Uma ideia sobre “Curso: “Comunicação Inclusiva – O Conceito Social da Deficiência”

  1. Bom dia ,eu tenho vontade e disposição, para conhecer e assim ajudar ,muito mais que uma simples curiosidade ,pois tenho uma vizinha com a falta da sua visão e vive numa casa ,aos 40 anos sem saber do que e capaz ,isso e muito triste .Penso eu que se alguem vai mesmo ler isso e vir a esse S.O.S, ,e se essa minha vizinha vai ser atendida como ,disse a nossa lei ,mas me arrisco pois ainda não sei muito ,bem escrever em coisa do pc, mas sou uma pessoa de fe, e vou tentando ,escreverei do meu jeito ,a outros , e alguem vai ler e vai poder me atender ,e a esse desde ja que DEUS o abençoe ,por me ouvir´.Sou pequena talvez, uma recem nascida  de formiga,mas nescessaria para ,o ordem desse nosso planeta´.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *