Curso de Grafia Braille em Campo Grande – “Semeando Leitores e Escritores Competentes” (1ª edição)

Publicado em: 25.setembro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

Público: Professores de escolas particulares, das redes Municipais e Estadual de Ensino; estudantes de cursos de licenciatura; psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais ligados à educação; familiares de pessoas com deficiência visual e demais interessados sobre o tema da inclusão. 

Ementa: O Curso apresenta um tema de grande importância no cenário da inclusão escolar da pessoa com deficiência visual, iniciando com a descrição do contexto histórico do sistema Braille, através da forma como evoluiu no Brasil e no mundo desde sua criação, as adaptações curriculares e as técnicas utilizadas para o ensino deste sistema, que envolvem a estimulação sensorial, alfabetização tátil e reabilitação. Ainda apresenta a dinâmica deste Sistema e recursos tradicionais e de alta tecnologia que auxiliam na produção de materiais em Braille, como uso de reglete, punção e máquina de datilografia. Identifica formas pelas quais ocorrem a transcrição de tinta para Braille ou vice-versa e adaptação de aulas, conteúdos e espaços. Também contempla dinâmicas que mostram formas de relacionar-se com a pessoa com deficiência visual e dicas de orientação/mobilidade. Demonstra como o recurso da audiodescrição, recente no cenário nacional, poderá contribuir para a prática docente. Tem como objetivo capacitar educadores do ensino regular ou do atendimento educacional especializado a atuar na formação e inclusão escolar de pessoas com Deficiência Visual por meio do método Braille e das ferramentas e técnicas que dão suporte a utilização deste sistema.

Carga Horária Total: 60 horas/aula, incluindo aulas presenciais e acompanhamento de atividades à distância. 

Número de Vagas: 30 

Período do Curso: de 05 a 09 de novembro de 2012. (Por motivos de força maior, esta data foi adiada, mas o curso não foi cancelado. Qualquer dúvida, entre em contato com os organizadores do evento) 

Horários: de segunda-feira a sexta-feira, das 18:00H às 22:00H. Constituido de 5 encontros presenciais  

Para certificação: Frequência mínima de 80%

Período de inscrição: de 01 de setembro a 31 de outubro/2012. Vagas limitadas até atingir limite máximo de 30 cursistas.

Informações na Escola IDEAL: Rua Cancão, nº 53, Recanto dos Pássaros, Campo Grande – MS. Telefone (67) 3363-3295 ou pelo e-mail [email protected]

Programa:
1. Breve histórico do Sistema Braille;
2. Instrumentos utilizados para a escrita: Reglete, punção e máquina de datilografia Braille;
3. O Alfabraille: Construindo e utilizando o alfabraille com estratégias lúdicas e associativas;
4. O Sistema Braille: Alfabeto Maiúsculo e minúsculo, letras acentuadas e pontuação;
5. Transcrição (do sistema comum para o Braille e vice-versa): Palavras, frases e pequenos textos; parágrafo e centralização de títulos; leitura de textos e poesias; 
6. Simbologia matemática: Numerais indo-arábicos, romanos e ordinais; representação das operações fundamentais; representação de datas, telefone e Braille aplicado à informática;
7. Dicas de relacionamento com pessoas com deficiência visual:  Dinâmica de orientação e mobilidade;
8. Audiodescrição: apresentação do recurso de AD; demonstração de filmes audiodescritos: introdução à elaboração de roteiro escrito para audiodescrição.

Metodologia do Curso: aulas teóricas e práticas; acompanhamento à distância de atividades propostas. Uso de material impresso, vídeos, materiais pedagógicos adaptados. 

Valor: Este curso possui um investimento total de R$ 400,00. Este valor poderá ser parcelado, sendo metade no ato da matrícula e a segunda no início do curso. 

No ato da matrícula o inscrito receberá uma camiseta estampada com o alfabeto Braille. 

Materiais inclusos com a matrícula: Apostila impressa em tinta, contendo explanação teórica sobre alfabetização em Braille; apostila em Braille; reglete, punção e 20 folhas gramatura 120G; placa de E.V.A. 3 mm, 2 mm e cola quente para construção do alfabraille; bloco de anotações e caneta e sorteio de brindes em todas as aulas presenciais.  

Professora autora e ministrante da Disciplina: Luciane Maria Molina Barbosa 

Breve Currículo: Luciane é pessoa com deficiência visual e  tem 29 anos, residente em Guaratinguetá – SP. Pedagoga com especialização em Atendimento Educacional Especializado (UNESP/UFC/SECADI), e  cerca de 65 cursos de aperfeiçoamento em temas que envolvem a deficiência visual. Atuou na educação especial de alunos com deficiência visual no município de Lorena de 2002 a 2009. Foi integrante da Equipe do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena desde 2009 até abril deste ano. É coordenadora do Projeto VIDA – Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação, com trabalhos voltados para o acompanhamento do AEE, nas salas de recursos multifuncionais de Lorena. Também é autora e  professora de cursos de capacitação para professores nas modalidades presencial ou EaD  em Grafia Braille, informática e audiodescrição. Já formou mais de 1100 profissionais. Autora do projeto BrailluMais (multiplicando Ações Inclusivas) lançado na X e XI Reatech, com jogos pedagógicos e brinquedos adaptados. Palestrante e autora de vários artigos publicados em diferentes mídias educacionais. Trabalhos apresentados em congressos de formação de professores e publicados em livros. Vencedora do IV Prêmio Sentidos/2011 com ações realizadas na área da inclusão da pessoa com deficiência. Mantém o blog: www.braillu.com. Colunista do blog www.guiainclusivo.com.br. É uma das autoras, roteirista e revisora de conteúdo do blog www.videoaudiodescrito.com.   

Atenção: Curso devidamente registrado com direito de propriedade intelectual. Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo sem citar fonte.

Realização:




 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *