O Blog


Meu nome é Frederico Rios, sou Médico Veterinário de animais de grande porte, Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial, nascido em Paranaíba (MS) em 1981. Sofri um acidente de moto em agosto de 2008, quando fiquei tetraplégico devido a uma lesão medular na altura da vértebra C5.

O Blog Acessibilidade na Prática foi criado por acaso, sem muitas pretensões. Incentivado por uma amiga a publicar fotos de locais de Campo Grande (MS) com ou sem acessibilidade, abri uma conta no Blogspot e o batizei com o primeiro nome que me veio à cabeça: “Acessibilidade na Prática”.

Nossos primeiros assuntos foram postados em dezembro de 2010, antes mesmo do esperado, pois a intenção era de iniciarmos nosso trabalho apenas em 2011. E vendo que não conseguiria tocar o blog sozinho, convidei alguns amigos para me ajudar, os quais me atenderam prontamente.

Aos poucos, fomos conquistando o respeito e a amizade de pessoas tanto de Campo Grande como de outras partes do país. E o mais interessante é que essas pessoas não eram apenas com deficiência ou profissionais da área, mas também cidadãos comuns, entusiastas da acessibilidade para todos.


Principais objetivos do blog

1) Fiscalizar;
2) Informar;
3) Denunciar;
4) Conscientizar.


Categorias

Avaliações e visitas

Os locais visitados são fotografados pela própria equipe do Blog Acessibilidade na Prática.

Os comentários de cada foto são baseados na norma técnica da ABNT (NBR 9050/2004), prevista na Lei de Acessibilidade. Em determinados casos, sugerimos melhorias com base na nossa experiência ou no conhecimento de profissionais da área, procurando ressaltar detalhes importantes que muitas vezes não estão contidos na norma técnica.

Em alguns posts, poderão ser utilizados os seguintes símbolos:
   ✔ = pontos positivos
   ✘ = pontos negativos
   ✹ = sugestões de melhoria


Textos

Os textos publicados no blog são redigidos por profissionais e/ou pessoas com experiência em cada assunto, e seus conteúdos são de inteira responsabilidade dos autores.


Entrevistas e relatos

As informações dos posts desta categoria são fornecidas pelos próprios entrevistados ou autores, sofrendo alterações apenas quando necessário ajustar termos técnicos, visando propagar informações corretas aos leitores.


Flagrantes dos seguidores

As fotos e informações deste espaço são enviadas pelos próprios seguidores do blog, os quais são responsáveis pela veracidade e autenticidade das mesmas. Nossa equipe faz alterações ou comentários apenas quando acha necessário ou pertinente, sem alterar o sentido do conteúdo enviado.


Jogo dos 7 erros


Cada post desta categoria contém uma imagem, geralmente registrada pela equipe do blog. Com base na norma técnica e no uso prático das estruturas analisadas, são apontados e descritos pelo menos 7 erros na foto. Os seguidores também podem encontrar outros erros nas imagens e postar nos comentários.


Frederico Souto Machado Rios
Twitter: @Fred_Rios
Facebook: facebook.com/riosfrederico

 


10 respostas para “O Blog”

  1. Frederico Rios disse:

    Participe sempre que quiser 😉

  2. Frederico Rios disse:

    Realmente é complicado, Shirley. O SUS é muito bom, pena que não sai do papel, pois se saísse, a saúde dos brasileiros seria muito melhor. Acredito que existam muitos interesses (Governo, laboratórios, pesquisadores…) por trás dessas e de outras pesquisas. Infelizmente é um cenário difícil de mudarmos num curto espaço de tempo. Obrigado por acompanhar o blog! Abraços…

  3. Frederico Rios disse:

    Obrigado, Dani! Que bom que gostou do blog! Vamos aguardar suas fotos 😉
    Abraços…

  4. Frederico Rios disse:

    Olá, Breno!

    Muito bonito seu testemunho e sua humildade em reconhecer que mudou sua visão em relação ao assunto. Se pelo menos 10% das pessoas "normais" tivessem esta consciência, a realidade seria outra.

    Fique à vontade para participar do blog como quiser, em qualquer categoria. Este espaço é de todos e feito por pessoas de bem!

    Um grande abraço e nos visite sempre!

    • Breno disse:

      Frederico,
      Por que não expandir este trabalho para outras cidades?
      O que seria necessário para isto acontecer?
      A princípio podemos dizer que o poder público não "está muito interessado neste assunto".
      A crianção de ong's seria  a solução, ou quem sabe capacitação de associação de bairros, voluntariado?
      Bem, moro numa cidade cheia de morros, dificilmente vejo cadeirantes circulando pela cidade.
      O que fazer?
      Não seria bom refletirmos sobre isto?
      Repito estou feliz pelo  do blog
       

  5. Frederico Rios disse:

    Obrigado, tia Eli! Que bom receber sua visita aqui no blog! Apareça sempre! Beijos!!!

  6. Frederico Rios disse:

    Muito obrigado, Raimundo! Sua participação aqui no blog, como profissional e cidadão, é muito bem-vinda! Fique à vontade para comentar sempre em nossos posts, contribuindo inclusive com sua experiência técnica. Um grande abraço a você e a todos os baianos!!!

  7. Frederico Rios disse:

    Olá, Laerte! Muito obrigado por acompanhar o blog! Fico feliz que goste do nosso trabalho, pois é feito com muita responsabilidade e carinho. Acho muito interessante sua iniciativa no Facebook, pois é uma forma de você iniciar uma mobilização na sua cidade e obter resultados positivos, mesmo que a longo prazo. Boa sorte e conte com a gente! Abraços!!!

  8. Frederico Rios disse:

    Obrigado por estar conosco aqui no blog, Renata! Realmente nossa luta não tem fim, até porque as coisas se renovam/mudam rapidamente e os desafios são enormes, mas é gratificante quando encontramos pessoas para unir forças. Conte conosco! Um grande abraço!!!

  9. Obrigado por acompanhar nosso trabalho! Grande abraço!