Vagas reservadas e acesso ao Shopping Norte Sul Plaza (via Loja Etna)

Publicado em: 16.fevereiro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

Conforme já mencionado no post Sanitários acessíveis do Shopping Norte Sul Plaza, o próprio site do Shopping diz que "o estabelecimento foi planejado com o acompanhamento de uma equipe especializada em acessibilidade".

Dentre as 90 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, vamos analisar as situadas no estacionamento da Loja Etna.

 
As vagas possuem sinalização horizontal adequada, mas a vertical não atende as especificações da NB9050. Cada vaga deve possuir sua placa (sinalização vertical) de acordo com o exemplo da norma para vagas fora de via pública.

A superfície de todo o piso do estacionamento é regular, firme e antiderrapante.

Estas são algumas das poucas vagas que são cobertas. Este estacionamento é bastante amplo, onde outras vagas reservadas poderiam estar localizadas debaixo da cobertura, evitando transtornos em dias de chuva.

Não é evitada a circulação entre veículos em movimento.

 
Tanto as vagas ilustradas na foto anterior (cobertas) quanto as desta foto (descobertas) são vinculadas a uma rota acessível, que conduz até a porta de entrada do shopping.

Existe um rebaixamento de guia próximo às vagas deste lado, porém não está sinalizado adequadamente. Entretanto, existem vagas do outro lado (de frente para estas), onde não há nenhum rebaixamento. Assim, os visitantes tem duas opções: transpor a guia da calçada (o que nem todos conseguem fazer) ou dar a volta até chegar a este rebaixamento, ou seja, duas opções nada acessíveis.

Ainda em relação a este rebaixamento, o piso tátil de alerta deveria possuir cor contrastante com a do piso, o que não acontece neste caso.

A falta de rebaixamento do outro lado, onde também há vagas reservadas, já foi registrada por uma seguidora do blog nos Flagrantes dos Seguidores.

 
Esta porta aumática dá acesso às escadas e aos elevadores, que levam até o interior do shopping.

Não há sinalização visual nesta porta, porém o risco de colisão é baixo, já que ambas as estruturas de vidro abrem automaticamente.
 
Existe um carpete adequadamente embutido no piso, logo após a porta.


O interior dos elevadores não foi analisado, porém os mesmos devem atender integralmente ao disposto na NBR13994 quanto à sinalização, dimensionamento e características gerais.

Presença de sinalização tátil de alerta junto às portas dos elevadores, em cor contrastante com a do piso.

 
Escada que também leva ao interior do shopping.

Presença de sinalização tátil de alerta no seu início. Apesar de não estar ilustrado na foto, seu final possui a mesma sinalização.

Nas bordas dos degraus existem faixas antiderrapantes, porém com baixo contraste com o piso, ou seja, é uma sinalização visual de baixa visibilidade. Isso torna difícil a delimitação da dimensão dos degraus, principalmente por pessoas com baixa visão.

A altura do corrimão não foi mensurada, mas esta estrutura deveria estar instalada nos dois lados e se prolongar 30 cm antes do início e posterior ao término da escada. Seu acabamento é recurvado, o que é correto.
 

A NBR9050 recomenda que os corrimãos sejam sinalizados por anéis com textura contrastante com a sua superfície, instalado 1,00 m antes das extremidades. O anel está presente, porém instalado muito próximo à extremidade do corrimão.

 
Também é recomendação da norma a sinalização em Braille, informando sobre os pavimentos no início e no final das escadas fixas, instalado na região superior do prolongamento horizontal do corrimão. Esta sinalização está presente, porém informando apenas o início e final da escada, deixando de informar sobre os pavimentos.


Maria Alice Furrer

Fotos: 29/12/2011

 

3 ideias sobre “Vagas reservadas e acesso ao Shopping Norte Sul Plaza (via Loja Etna)

  1. Fred, gostaria de tirar uma dúvida: quando se tem um idoso na família e este também é PNE, mas vc não é o principal cuidador e por isso transporta-o p/ shopping, supermercado… pouco. É necessário o adesivo de idoso no carro? Pq quando o idoso está junto com vc e se para na vaga pertinente a eles, como comprovar p/ fotógrafos de plantão? Agora virou moda fotografar carro de qualquer um, mesmo sem saber do que se trata. É claro q se o carro estiver adesivado e se vc não estiver com o idoso a consciência é que será o termômetro pois eu não pararia na vaga, deixando-a para outro que realmente necessitasse. Então, existe algum tipo de adesivo ou identificação temporária do carro, que evite esta situação?
    Bjs, querido.
    Claudia Dias

  2. Pingback: Vagas reservadas e acesso ao Shopping Norte Sul Plaza | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *