Vagas reservadas do Mercado do Produtor

Publicado em: 29.junho.2016

Por: Acessibilidade na Prática

O Mercado do Produtor é um estabelecimento que comercializa hortifrutigranjeiros em Campo Grande (MS). Está localizado na Avenida Calógeras nº 616, no Centro da cidade.

O estacionamento do local conta com vagas reservadas, contemplando os dois tipos especificados na norma: para os veículos que conduzam ou sejam conduzidos por idosos e para os veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência.


vaga idosoNa foto acima, podemos observar a vaga reservada para idosos, localizada próximo a uma das entradas do mercado (via estacionamento). Para entrar no estabelecimento, os usuários dessa vaga precisam atravessar uma das vias do estacionamento por onde circulam os carros. O percurso é pequeno, porém seria mais seguro se houvesse uma faixa de travessia de pedestres no local. 

Não há sinalização vertical (placa) na vaga para idosos, havendo apenas a sinalização horizontal (pintura no chão).

Um detalhe interessante nessa vaga é a presença de espaço adicional de circulação (faixa amarela), algo muito importante, porém pouco encontrado nas vagas para idosos, até porque o Estatuto do Idoso não menciona como deve ser a estrutura das vagas de estacionamento para esse público. (Confira nossa opinião sobre essa “polêmica” neste outro post


vaga reservadaNesta imagem, vemos a vaga reservada para os veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência.

Esta vaga fica localizada praticamente na frente da entrada mencionada na foto anterior. A vaga é bem localizada, pois está próxima à entrada do estabelecimento. Entretanto, por estar junto à entrada e saída de veículos, oferece perigo aos usuários.

De modo geral, a sinalização vertical (placa) das vagas reservadas deve estar posicionada de maneira que não interfira nas áreas de acesso ao veículo, bem como na circulação dos pedestres. No entanto, a sinalização vertical dessa vaga está sobre o espaço adicional de circulação, o que contraria as regras. Como a placa em questão é móvel, bastaria realocá-la para resolver o problema.


Leia também: Acesso do Mercado do Produtor

 

 

Maria Alice Furrer

Fotos: 21/06/2016



Uma ideia sobre “Vagas reservadas do Mercado do Produtor

  1. Pingback: Acesso do Mercado do Produtor | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *