Vaga reservada e acesso da Loja Trianinha

Publicado em: 11.maio.2016

Por: Acessibilidade na Prática

A Loja Trianinha fica localizada na Rua Bahia nº 522, Jardim dos Estados, Campo Grande – MS. Neste post, analisaremos alguns aspectos da acessibilidade oferecida pelo estabelecimento às pessoas que desejam adquirir algum produto na loja.


trianinhaEsta é uma visão ampla da vaga reservada e do acesso à loja.

A vaga reservada fica localizada na calçada do estabelecimento. Entretanto, a passagem dos pedestres aparentemente não é prejudicada pelo estacionamento, configurando-se como uma acomodação transversal de veículos.

No horário em que a foto foi tirada (à noite, com a loja fechada), o acesso ao estacionamento fica bloqueado por uma corrente, a qual é retirada para o horário de funcionamento.

O Símbolo Internacional de Acesso que identifica a vaga reservada está representado incorretamente (pictograma incompleto e na cor amarela).

Não há sinalização vertical (placa), dificultando a localização da vaga. A placa fixada no muro apresenta apenas o aviso “estacionamento exclusivo para clientes”.


A vaga não possui o espaço adicional de circulação (faixa amarela), obrigando os motoristas a estacionarem seus carros muito próximos do limite da vaga para que as pessoas com dificuldade de locomoção possam entrar e sair dos veículos.


A vaga reservada está próxima à entrada da loja, porém não está localizada em rota acessível, obrigando os usuários a disputar espaço com os veículos que utilizam o estacionamento.


trianinhaO acesso é feito por uma escada associada a uma rampa. 

A escada não possui corrimãos, os quais deveriam estar presentes dos dois lados. Os degraus da escada não possuem sinalização visual em suas bordas.

Não há guia de balizamento nas laterais do percurso da escada.

Ausência de piso tátil de alerta no início e no final tanto da escada quanto da rampa.

Na rampa, à direita de quem sobe, está o único corrimão presente, o qual não possui duas alturas, sinalização tátil nem prolongamento paralelo ao chão no seu início.

Além de possuir uma curva, a rampa possui inclinação muito acentuada.

Depois da subida da rampa, há um degrau isolado para transpassar a porta de entrada da loja.


Maria Alice Furrer


11/05/2016



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *