Vagas reservadas e acesso da Farmácia Pague Menos

Publicado em: 31.maio.2012

Por: Acessibilidade na Prática

A rede de Farmácias Pague Menos, fundada em maio de 1981, conta com várias lojas em Campo Grande (MS), espalhadas por diferentes pontos da cidade.

Esta é a farmácia localizada na Avenida Mato Grosso, esquina com a Rua 25 de Dezembro.


Presença de duas vagas reservadas, sendo uma representada pelo Símbolo Internacional de Acesso (vaga da direita) e outra demarcada para idosos (vaga da esquerda). Vale lembrar que o próprio Símbolo Internacional de Acesso indica que a vaga é destinada tanto às pessoas com deficiência quanto às com mobilidade reduzida, contemplando também os idosos.

A vaga reservada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida está com a sinalização horizontal inadequada. Não há espaço adicional de circulação (faixa amarela na lateral da vaga), e o Símbolo está muito pequeno e avançado na vaga, dificultando sua visualização.

Não há sinalização vertical (placa), dificultando sua localização.

Estas vagas estão ao lado da entrada da farmácia, ou seja, numa rota acessível.

 
Este é o acesso da farmácia para quem chega pelo estacionamento ou pela calçada da Rua 25 de Dezembro. Existe outro acesso (não fotografado) pela Avenida Mato Grosso, onde o piso é plano e não há obstáculos.

No início da rampa e da escada não há sinalização tátil de alerta. As bordas dos degraus possuem sinalização visual, ajudando pessoas com baixa visão a delimitar a largura dos mesmos.

A escada possui corrimão bilateral de apenas uma altura, o que é estabelecido pela NBR 9050/2004. Mesmo sendo opcional, a presença de corrimãos com duas alturas em escadas (a 0,92m e a 0,70m) facilita a utilização por crianças e pessoas de baixa estatura. O corrimão da escada não apresenta sinalização tátil, nem extremidades arredondadas com prolongamento de pelo menos 30 cm antes do início e após o término da escada.

A rampa não possui corrimão e sua subida não é suave, dificultando ou até impossibilitando seu uso.
 

Este é o topo da escada e da rampa, localizados praticamente ao lado da porta da farmácia. Neste local existe piso tátil de alerta.

Na parte inferior da foto podemos visualizar um capacho não embutido, o qual pode causar acidentes.


Esta foto ilustra melhor a sinalização visual da borda do degrau, neste caso feita na cor amarela, gerando um bom contraste com o piso adjacente.

É correto sinalizar as bordas de degraus acompanhando a projeção lateral do corrimão, com no mínimo 0,20m de extensão. Isso é o mínimo estipulado pela norma. Porém, na prática, quando a borda de todo o degrau é sinalizada, torna-se mais fácil a delimitação do espaço. Observem como é difícil identificar o final de cada degrau por este ângulo (o de quem desce).
 
 
Maria Alice Furrer
 
Fotos: 29/05/2012
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *