Vaga reservada do Shopping Campo Grande

Publicado em: 11.dezembro.2011

Por: Acessibilidade na Prática

Esta vaga exclusiva do Shopping Campo Grande foi considerada pela nossa equipe a melhor vaga do local. Está localizada no acesso da Rua Furnas.

 
O shopping conta com vagas reservadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, as quais são distribuídas por cada ala do estacionamento.

Esta vaga possui sinalização vertical (placa), facilitando sua localização.

Quanto à sinalização horizontal, existe o espaço adicional de circulação (faixas amarelas, canto esquerdo da vaga), porém o Símbolo Internacional de Acesso está localizado muito ao fundo da vaga, quando o correto seria estar mais no início (entrada).

A vaga está localizada numa rota acessível, ou seja, próximo à uma das portas do shopping.
 
 
À esquerda da vaga há um canteiro com uma passagem livre, permitindo a circulação de um cadeirante, por exemplo. Esta passagem não é alinhada com as faixas de travessia de pedestres, mas a vaga fica praticamente ao lado delas, sendo possível acessá-las até mesmo pelo espaço adicional (faixas amarelas). No final de uma das faixas de pedestres existe um rebaixamento de guia, permitindo o acesso de carrinhos de bebê e cadeiras de roda.

É comum observarmos motos estacionadas entre os canteiros, bloqueando a passagem. A vaga acessível existe, mas falta respeito e consciência ao utilizá-la. Uma equipe de segurança treinada poderia muito bem eliminar este tipo de ocorrência, orientando e fiscalizando o uso desta e de outras estruturas acessíveis do shopping.
 
 
Esta vaga, apesar de não estar com a sinalização totalmente adequada, possui espaço suficiente, além de boa localização.

Nem todas as vagas distribuídas neste estabelecimento seguem este padrão. Algumas não possuem sinalização vertical ou horizontal e outras são "reservadas" com um cone no centro, dificultando ou até impedindo sua utilização. Esta falta de padronização prejudica o uso dessas vagas, já que não atendem as especificações da NBR 9050.


Maria Alice Furrer e Frederico Rios

Fotos: 25/11/2011

 

 


Uma ideia sobre “Vaga reservada do Shopping Campo Grande

  1. Parabéns à equipe de Acessibilidade na Prática pelas sensíveis observações técnicas quanto às vagas reservadas para pessoas com deficiência! Esta prerrogativa de vagas reservadas não é um privilégio, mesmo porque não se pode considerar a deficiência um privilégio sob qualquer aspecto, mas uma necessidade fundamental para a inclusão social. A falta de respeito é um massacre contra aqueles que já foram destroçados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *