Telefone público e bebedouro acessíveis do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Publicado em: 24.outubro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

O Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) – Antônio João – é o principal aeroporto da cidade. Fica localizado na Avenida Duque de Caxias, Bairro Amambaí.

Confiram abaixo o telefone público e o bebedouro acessíveis da sala de embarque.
 
 
A foto acima mostra dois bebedouros em seu canto esquerdo, sendo um deles acessível. No lado direito da imagem há dois telefones públicos, sendo um acessível.

Os dois bebedouros são de fácil utilização, com acionamento por botões com sinalização visual e em braille, e ambos possuem área livre inferior permitindo a aproximação. A diferença é que o bebedouro da esquerda é rebaixado, possibilitando sua utilização por um cadeirante ou uma pessoa de baixa estatura. O empecilho é que, na frente dos bebedouros, existe um capacho não embutido e não nivelado com o piso, dificultando a aproximação de cadeirantes e podendo até provocar tropeços.

O telefone público acessível é rebaixado e está sinalizado visualmente com o Símbolo Internacional de Acesso. Este símbolo está pintado no chão e na parede.

 
Esta foto ilustra os dois telefones públicos, mostrando que o acessível (à direita) está rebaixado e sinalizado visualmente, como descrito na foto anterior. Esta sinalização visual no chão e na parede não é mencionada na norma técnica como obrigatória para telefones públicos, mas a presença do símbolo indica que o mobiliário é acessível e facilita sua identificação.

Logo abaixo do telefone existe uma superfície para apoio de objetos pessoais, servindo até mesmo de apoio para os braços. Como esta estrutura tem uma projeção frontal e não possui uma base no chão, pessoas com deficiência visual podem acabar colidindo contra ela. Para evitar esse tipo de situação, a sinalização tátil para obstáculos suspensos deveria ser utilizada nesse caso.

Este telefone permite a aproximação frontal e lateral de um cadeirante. A parte operacional superior do telefone está instalada numa altura acessível e o comprimento do fio é satisfatório.

 
Apesar de não estar nítido nesta imagem, existe um ponto em relevo no número cinco, facilitando o manuseio do teclado por deficientes visuais. O arranjo numérico está correto, com o número 1 no canto superior esquerdo.
 
Este é o bebedouro acessível com uma visão mais aproximada de sua parte frontal. Os botões de acionamento de água natural e fria possuem tanto a sinalização visual (escrita) quanto a tátil (braille). Outro detalhe importante é que o botão da água natural é branco e o da fria é azul, tornando sua utilizaçao mais fácil e prática.

O tipo dos botões facilita o uso do bebedouro, pois seu acionamento é leve e sua superfície de contato tem uma área satisfatória.

 
Além dos botões frontais, existem outros nas laterais com as mesmas funções. A foto ilustra o botão de acionamento da água natural, o qual está na lateral esquerda do bebedeouro. Na lateral direita do aparelho (que não está registrada na imagem) está o botão para água fria.


Maria Alice Furrer

Fotos: 15/10/2012
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *