Sanitários do Restaurante Hong Kong

Publicado em: 05.março.2014

Por: Acessibilidade na Prática

O Restaurante Hong Kong conta com boxes acessíveis em seus sanitários, tanto no masculino quanto no feminino. Neste post, vamos conferir alguns detalhes da acessibilidade do sanitário feminino e seu boxe acessível.


imagemO corredor que dá acesso ao sanitário é curto e sua largura é satisfatória.

Há um extintor ao lado da porta (canto inferior esquerdo da foto) alocado no chão em um suporte apropriado, não configurando um obstáculo suspenso e consequentemente dispensando sinalização tátil.

Na porta existem três placas de sinalização visual. A primeira contém o Símbolo Internacional de Sanitário Feminino do lado esquerdo e a palavra “feminino” do lado direito. Abaixo dessa placa há outras duas, sendo uma com o Símbolo Internacional de Sanitário Feminino (à esquerda) e outra com o Símbolo Internacional de Acesso (à direita). Esta segunda composição (a debaixo) indica a presença de um sanitário feminino acessível.

A sinalização deste sanitário possui um certo “excesso” de informação, podendo confundir os clientes do restaurante. Por exemplo, uma pessoa sem deficiência pode entender que neste local existe apenas o sanitário acessível e evitar utilizá-lo (lembrando que os sanitários acessíveis são estruturas “preferenciais” e não “exclusivas”).

Os símbolos não obedecem as cores estabelecidas na norma técnica.


Não há sinalização tátil na porta. 

No lugar da maçaneta existe uma barra vertical de fácil manuseio.

A porta abre para o interior do sanitário e possui mecanismo de fechamento automático por mola, dificultando sua abertura.



imagemEsta é a visão interna da porta. Na parte superior, é possível visualizar o sistema de mola para fechamento automático. 

O puxador interno também é uma barra vertical, enquanto o correto seria uma horizontal.

A abertura da porta para o interior do sanitário não é indicada, pois prejudica o espaço interno e a segurança dos usuários. 


imagemEste é o lavatório comum aos boxes do sanitário feminino. 

O lavatório possui altura de instalação adequada, mas não garante a aproximação frontal de um cadeirante.

Não há barras de apoio junto e ao redor do lavatório.

Tanto a papeleira quanto a saboneteira estão instaladas em posições de fácil alcance. Ressaltando que a saboneteira está instalada acima da bancada do lavatório, evitando que o sabonete pingue no piso e o torne escorregadio.

Ao lado do lavatório há uma lixeira com acionamento por pedal, o que não é acessível a todos.

É importante ressaltar que, como existe um lavatório dentro do boxe acessível, o lavatório comum do sanitário não precisa necessariamente atender aos critérios de acessibilidade.


imagemEste é o boxe acessível, sinalizado visualmente por uma placa com o Símbolo Internacional de Acesso. Entretanto, o símbolo não está nas cores especificadas na norma técnica. 

A porta possui abertura para o interior do sanitário, o que é inadequado.

A maçaneta é do tipo alavanca, facilitando seu uso.

O boxe acessível possui uma ampla área interna.


imagemExistem barras de apoio na parede lateral e atrás da bacia sanitária, como determina a norma técnica. Entretanto, não mensuramos seus dimensionamentos e suas alturas de instalação.

A bacia possui um recorte na parte frontal. Na prática, este modelo pode até atender algumas pessoas, porém a maior parte dos usuários relata que o recorte prejudica a utilização (a perna pode cair no recorte, por exemplo). Vale lembrar que esse modelo de bacia sanitária (com recorte) não é um modelo exigido pela norma técnica, como muitas pessoas acreditam.

O acionamento da descarga é feito por botão de pressão, facilitando sua utilização. 

A papeleira está instalada na parede lateral e alinhada à borda frontal da bacia sanitária, permitindo o alcance manual. Porém, por se tratar de um modelo de papeleira “não embutida”, a norma técnica determina que seja instalada numa altura maior, acima da barra de apoio.

O cesto de lixo está alocado praticamente na frente da bacia sanitária, atrapalhando a circulação interna e a transferência para a bacia. Além disso, o modelo da lixeira possui mecanismo de abertura acionado por pedal, o que não é acessível a todos.


imagemO lavatório é suspenso e está numa altura acessível, porém a aproximação frontal de um cadeirante não é garantida.

Existe um cesto de lixo alocado na frente do lavatório, atrapalhando a aproximação.

A torneira possui acionamento por botão de pressão, facilitando seu uso.

O alcance à papeleira e à saboneteira é acessível.

Ausência de barras de apoio ao redor e na altura do lavatório.

Observação: O sanitário masculino, localizado ao lado do feminino, possui a mesma sinalização na sua parte externa. Apesar de não termos conhecido seu interior, acreditamos que sua estrutura seja semelhante a do sanitário feminino.



Leia também: Acesso e circulação do Restaurante Hong Kong


Maria Alice Furrer 

Fotos: 28/11/2013



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *