Sanitários acessíveis do Shopping Norte Sul Plaza

Publicado em: 07.fevereiro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

De acordo com o próprio site do Shopping Norte Sul Plaza, este estabelecimento "foi planejado com o acompanhamento de uma equipe especializada em acessibilidade". Ainda no mesmo site, encontramos a informação de que "há quatro banheiros adaptados para cadeirantes e com identificação em braile".

Estes quatro banheiros adaptados para "cadeirantes" são os sanitários acessíveis, ou seja, utilizáveis por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Vamos conhecê-los.


O shopping não possui mapa tátil. A única sinalização para encontrar os sanitários é visual.

As placas suspensas com a sinalização visual possuem baixo contraste, onde os símbolos e textos são de cor branca, pintados sobre um fundo imitando madeira clara. Assim, a legibilidade fica prejudicada.

 
No lado esquerdo do corredor existem os sanitários acessíveis masculino e feminino, separados um do outro. No final do corredor estão localizados os demais sanitários, porém não ilustrados na imagem.

Tanto o piso do corredor quanto a parede têm cores claras, dificultando inclusive a visualização da placa que indica a presença do sanitário acessível (lado esquerdo da foto). A placa está incorreta, pois não segue o padrão de cores para a representação do Símbolo Internacional de Acesso, estabelecido pela NBR9050.

Existem dois telefones públicos instalados neste corredor (lado direito da foto), onde ambos possuem "cabines" suspensas com laterais de vidro. Da forma que estão, essas estruturas tornam-se obstáculos suspensos, podendo provocar acidentes principalmente com deficientes visuais.

Na imagem podemos observar que o mecanismo de abertura das portas é feito por uma barra vertical, porém não há maçaneta, o que é inadequado. Além disso, a porta possui mecanismo de mola para fechamento automático, dificultando ainda mais seu acionamento.


Esta placa, com sinalização visual e tátil (braille), está localizada adequadamente na parede adjacente, ao lado da maçaneta.
 
Para sinalizar sanitários acessíveis, o Símbolo Internacional de Acesso deve ser utilizado de acordo com cada situação. Neste caso, o Símbolo Internacional de Acesso deveria estar instalado depois do Símbolo de Sanitário Feminino.

As cores dos símbolos não obedecem o que é estabelecido pela norma técnica.
 
 
Novamente, imagem ilustrando que não há maçaneta na porta. Há apenas um trinco não acessível, já que para acioná-lo é necessário possuir destreza nos dedos.

Não há como abrir esta porta com um único movimento, lembrando que ela é de mola.

A NBR9050 recomenda que, quando localizadas em rotas acessíveis, as portas dos sanitários tenham na sua parte inferior, inclusive no batente, revestimento resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas. Este revestimento não foi encontrado nos sanitários deste estabelecimento.

O vão livre da porta é satisfatório e sua abertura é para o lado externo.


O sanitário possui dimensionamento adequado, garantindo área de giro.

O lavatório é suspenso e permite a aproximação frontal de um cadeitante. Presença de barras de apoio junto ao lavatório, na altura do mesmo.

A torneira tem acionamento feito por meio de alavanca, ou seja, é de fácil manuseio. Os acessórios (saboneteira e papeleira) estão instalados numa altura adequada. Vale ressaltar a correta posição da saboneteira (acima do lavatório), ou seja, se pingar sabonete, o mesmo cairá na pia e não no piso, evitando incidentes.

O espelho permite boa visualização de pessoas de baixa estatura ou cadeirantes.

Este modelo de lixeira é acessível (altura adequada, sem tampa e sem pedal).

 
O piso que reveste o sanitário é antiderrapante. Como dito anteriormente, o dimensionamento desta área é satisfatório, porém a localização da bacia sanitária (ao lado da coluna, canto esquerdo da foto) interfere na área de transferência para a bacia sanitária.

Presença de barras de apoio. O acionamento da descarga é feito por meio de alavanca, facilitando seu manuseio.

A papeleira é do modelo não embutida, mas está instalada numa altura inadequada.

O botão vermelho, ao lado do vaso sanitário, é um alarme de segurança, onde é possível acioná-lo em casos de emergência

A localização do cesto de lixo atrapalha a transferência lateral do cadeirante. Sua mudança de lugar (para o outro lado da bacia sanitária) resolveria o problema.


Maria Alice Furrer e Frederico Rios

Fotos: 29/12/2011

 
 

Uma ideia sobre “Sanitários acessíveis do Shopping Norte Sul Plaza

  1. Pingback: Vagas reservadas e acesso ao Shopping Norte Sul Plaza (via Loja Etna) | Acessibilidade na Prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *