Sanitário feminino da Cachaçaria Água Doce

Publicado em: 12.junho.2011

Por: Acessibilidade na Prática

Este é o sanitário feminino da "Água Doce Cachaçaria, Comidas e Bebidas Típicas do Brasil", situada na Rua José Antônio 194, em Campo Grande – MS. 
 
 
 
Apesar de não estar ilustrado na foto, o sanitário feminino não está sinalizado adequadamente, ou seja, não possui o símbolo internacional de sanitário. A entrada é estreita e  não há área de giro para uma cadeira de rodas.
 
Este é o primeiro boxe do sanitário e não há nenhuma adaptação estabelecida pela NBR9050.
 

 
 
O lavatório existente permite a aproximação frontal de uma cadeirante. Porém, quando a porta do segundo boxe está aberta, não há espaço à frente do lavatório para que este seja ocupado em sua totalidade.
 
 
Este é o segundo e último boxe do sanitário, possuindo uma área mais estreita do que o primeiro, dificultando o acesso, por exemplo, de uma mulher com estatura mais elevada (tenho 1,72m e tive dificuldades para utilizar este boxe).
 
Além de o espaço ser inadequado, a maçaneta da porta não é do tipo alavanca e exige destreza nas mãos para utilizá-la.
 
 
Este exemplo demonstra que, além de não existir um sanitário acessível para atender as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o existente também não atende às necessidades dos diferentes biotipos (pessoas altas e baixas, por exemplo) dos clientes do local.
 
 
Maria Alice Furrer
 
Fotos: 20/05/2011
 

Uma ideia sobre “Sanitário feminino da Cachaçaria Água Doce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *