Sanitário feminino acessível do Canil Lanches

Publicado em: 05.maio.2016

Por: Acessibilidade na Prática

Inaugurado em 1990, o Canil Lanches é uma tradicional lanchonete de Campo Grande (MS), localizada na Rua Bahia 1667, esquina com a Rua São Paulo, Vila Gomes. O prédio já passou por diversas reformas desde a abertura do estabelecimento, mas de alguns anos para cá, os clientes podem notar algumas modificações visando melhorar a acessibilidade, principalmente no estacionamento e nos banheiros.

Neste post, analisaremos alguns detalhes do sanitário feminino acessível.


fotoAcessos aos sanitários masculino e feminino, lado a lado, ambos sinalizados com o Símbolo Internacional de Sanitário Masculino e Feminino no centro superior das portas. Cada sanitário também está sinalizado com as palavras “Ele” e “Ela” nas paredes adjacentes às portas.

Não há nenhuma informação indicando a presença de boxes acessíveis nos sanitários.


Ausência de sinalização tátil (braille ou texto em relevo) associada à sinalização visual.


A porta possui abertura para dentro, prejudicando o espaço do sanitário e atrapalhando a circulação interna. Além disso, portas de sanitários com abertura externa são um item de segurança, pois, em casos de emergência, a abertura dessas portas torna-se mais fácil e rápida.

A maçaneta da porta é do tipo alavanca, facilitando seu uso.


foto

Visão interna da porta do sanitário feminino, mostrando sua abertura para o interior e a maçaneta do tipo alavanca.


fotoA imagem acima mostra as portas dos boxes que possuem bacia sanitária. “Presume-se” que o primeiro boxe seja o acessível devido à porta mais larga, pois não há sinalização.

Há um fraldário no final do sanitário, entre a bancada de lavatórios e o último boxe.


fotoDebaixo da bancada há uma cesto de lixo grande, obstruindo a aproximação frontal do primeiro lavatório e atrapalhando o uso da papeleira.


Na parede ao fundo existe um espelho, o qual não permite que cadeirantes e pessoas de baixa estatura consigam se visualizar.


O mecanismo de abertura das torneiras é feito por pressão, facilitando sua utilização.

A papeleira e a saboneteira estão instaladas na parede lateral do lavatório, onde a papeleira está numa altura excessiva, dificultando seu alcance.


foto

Esta é a bacia sanitária do boxe acessível. As barras de apoio estão presentes, porém é visível que a bacia está muito distante da parede lateral, inviabilizando a utilização da barra de apoio lateral.


O cesto de lixo está posicionado adequadamente, não interferindo na circulação interna nem na transferência para a bacia sanitária.


A papeleira, do tipo não embutida, está instalada incorretamente, dificultando seu alcance.


Maria Alice Furrer

Fotos: 03/05/2015



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *