Sanitário acessível do Parque Mangal das Garças

Publicado em: 04.junho.2014

Por: Acessibilidade na Prática

O Parque Mangal das Graças fica na cidade de Belém, PA. É um lugar bastante agradável e cheio de atrativos, uns acessíveis outros nem tanto. Confiram o sanitário acessível que encontramos por lá.


foto Trata-se de um sanitário acessível unissex. Entretanto, está sinalizado apenas o Símbolo Internacional de Acesso na porta. Para que a sinalização estivesse correta, a mesma deveria conter, além do Símbolo Internacional de Acesso, os Símbolos de Sanitário Feminino e Sanitário Masculino.

Não há sinalização tátil na porta ou em seu batente lateral.

A maçaneta não é acessível, pois exige destreza e força nas mãos para manuseá-la.


foto A porta possui abertura para fora, poupando espaço interno do sanitário e oferecendo mais segurança aos usuários.

Nesta imagem, podemos observar a maçaneta interna da porta, com as mesmas características da externa. Abaixo da maçaneta há um trinco, o qual também não é acessível por ser muito pequeno.


foto O sanitário é amplo, facilitando a circulação interna.

O lavatório é suspenso, porém não possui barras de apoio junto e ao seu redor.

A torneira é acionada por botão depressão, facilitando seu uso.

Há duas saboneteiras, ambas afastadas do lavatório. Na prática, elas poderiam estar acima do lavatório e numa altura acessível, facilitando sua utilização e evitando que o sabonete respingue no chão.

À direita do lavatório há um pequeno cabideiro na parede, bastante útil para pendurar bolsas enquanto se utiliza o sanitário. No entanto, seria mais adequado fixá-lo próximo do lavatório.

O espelho é na vertical e logo acima do lavatório, permitindo a visualização por cadeirantes ou pessoas de baixa estatura.


foto A bacia sanitária é equipada com um assento que possui um recorte frontal e que eleva sua altura. Na prática, a maioria das pessoas relata ser prejudicada por esse recorte, além de não ser exigido pela norma técnica como muitos pensam. Já a elevação do assento pode desestabilizar o usuário, pois esse modelo costuma não ficar firme sobre a bacia.

O cesto de lixo está alocado entre a bacia sanitária e a parede lateral, não interferindo nas transferências nem na circulação interna.

Existem duas barras de apoio junto à bacia: uma na parede de trás e outra na parede lateral. A barra de trás está posicionada conforme especificado na norma técnica (apesar de não termos mensurado sua altura). Já a barra da parede lateral está inclinada, enquanto o correto seria estar instalada na horizontal.

A papeleira é do tipo não embutida, mas está instalada na parede de trás da bacia, dificultando ou até impossibilitando o alcance do papel higiênico. Seu local correto seria na parece lateral.


Maria Alice Furrer

Fotos: 01/05/2014



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *