Sanitário acessível do Pátio Central Shopping

Publicado em: 15.julho.2015

Por: Acessibilidade na Prática

O Pátio Central Shopping fica localizado na Rua Cândido Mariano 1380, em Campo Grande – MS.

No 1º andar do shopping há um Sanitário Unissex Acessível. Conheçamos abaixo alguns aspectos da sua acessibilidade.


imagemAntecedendo os sanitários feminino, masculino e unissex, há uma placa com sinalização visual e os dizeres “Sanitários WC”. A placa possui boa legibilidade, porém os dizeres não atendem ao público de deficientes visuais e analfabetos, sem contar que o padrão da sinalização não contempla o estabelecido pela NBR 9050/2004.


imagemEsta é a porta que dá acesso ao Sanitário Unissex Acessível. Na verdade, “presume-se” que a classificação deste sanitário seja “Unissex Acessível”, pois o Símbolo e os dizeres da placa são vagos e incorretos.

A placa, que contém apenas informações visuais, possui o Símbolo Internacional de Acesso e os dizeres “Necessidades Especiais” à sua direita.

Já é intensamente divulgado que é errado utilizar o termo “necessidades especiais”. A nomenclatura correta é “pessoa com deficiência”.


Para sinalizar sanitários acessíveis, o Símbolo Internacional de Acesso deve ser utilizado de acordo com cada situação. Neste caso, o Símbolo Internacional de Acesso deveria estar instalado à direita dos Símbolos de Sanitário Feminino e Masculino, caracterizando assim o Sanitário Unissex Acessível.


As cores da placa não obedecem o que é estabelecido pela norma técnica.


A maçaneta da porta é acessível (do tipo alavanca), mas como há um bebedouro muito próximo da porta, muitas pessoas podem ter dificuldade de acionar a maçaneta.


imagemOlhando a parte interna do sanitário, observamos que a porta tem abertura para o seu interior, prejudicando o espaço e a circulação dentro do sanitário, além de comprometer questões de segurança caso a porta necessite ser desmontada pelo lado de fora.

A porta possui sistema automático de fechamento por mola, dificultando seu manuseio.

Há um lavatório próximo à porta do sanitário (lado direito da foto). A abertura da porta o lado de dentro, somado ao pouco espaço entre o lavatório e a porta, torna muito difícil a passagem de um cadeirante, por exemplo, demandando várias manobras e “malabarismos” para conseguir utilizar o banheiro e seus acessórios.


imagemEsta imagem do interior da porta nos mostra a maçaneta (do tipo alavanca) e a chave para trancar a porta. Na prática, manusear uma chave como essa exige destreza e força nas mãos devido à pequena superfície de contato.


imagemO lavatório é suspenso e possui barras de apoio junto e ao seu redor.

A torneira é acessível, já que seu acionamento é feito por meio de botão de pressão.

O espelho é inclinado, permitindo uma boa visualização por cadeirantes e pessoas de baixa estatura.

A toalheira está do lado direito do lavatório, numa posição de fácil acesso.

A saboneteira está numa posição de fácil alcance, próxima do lavatório. Porém, na prática, é aconselhável que a saboneteira seja instalada acima da superfície do lavatório, evitando que o piso se torne escorregadio caso o sabonete pingue no chão.


imagemHá barras de apoio nas paredes lateral e posterior da bacia sanitária, como determina a norma técnica. Entretanto, não mensuramos seus dimensionamentos e nem suas alturas de instalação.


O acionamento da descarga é feito por botão de pressão, facilitando sua utilização.

A papeleira não embutida está instalada na parede lateral e alinhada um pouco atrás da borda frontal da bacia sanitária, mas deveria ser alinhada com a borda.


A bacia possui um recorte frontal. Na prática, este modelo pode até atender algumas pessoas, porém outras são prejudicadas (a perna pode cair no recorte, por exemplo). Vale ressaltar que este modelo de bacia sanitária (com recorte) não é um modelo exigido pela norma técnica.


O cesto de lixo, apesar de não estar visível na foto, está alocado de forma correta, entre a bacia e sua parede lateral, não interferindo em nenhuma das áreas de transferência ou na circulação interna.


Leia também: Escada do Pátio Central Shopping



Maria Alice Furrer

Fotos: 09/07/2015



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *