Sanitário acessível do Loft Garden

Publicado em: 24.maio.2017

Por: Acessibilidade na Prática

O Loft Garden é um espaço do Buffet Paladar e fica localizado na Rua 7 de Setembro, 2116, Centro, Campo Grande – MS. O prédio conta com dois sanitários (masculino e feminino) no piso superior e um sanitário unissex acessível no térreo, o qual descreveremos abaixo.

 


O sanitário fica no lado esquerdo da imagem. Aqui é ilustrada sua sinalização, feita somente pelo Símbolo Internacional de Acesso, o que está incorreto. Com esta sinalização, não podemos identificar se é um sanitário unissex, masculino ou feminino.

 

Quanto à entrada, o sanitário obedece uma importante especificação técnica ao possuir entrada independente, possibilitando que a pessoa com deficiência possa utilizar a instalação sanitária acompanhada de uma pessoa do sexo oposto.

 

Esta foto mostra a entrada do sanitário, feita por uma porta de correr, mas com uma maçaneta de difícil manuseio. A imagem escura não nos permite visualizar claramente a maçaneta.

 

A porta conta com um vão livre satisfatório.

 

O lavatório possui gabinete suspenso, permitindo a aproximação frontal de um cadeirante.

 

Sua torneira é acionada por alavanca, facilitando sua utilização.

 

A saboneteira fica ao lado da torneira e em cima da bancada, facilitando seu alcance e evitando que o sabonete pingue no chão.

Uma papeleira não embutida está localizada na parede lateral, dificultando sua utilização por estar longe do lavatório.

Não há barras de apoio nas laterais do lavatório.

O espelho é inclinado, permitindo uma boa visualização.

Há um cesto de lixo muito próximo do lavatório, atrapalhando a aproximação frontal. Basta posicioná-lo um pouco mais afastado para resolver este pequeno problema. 

 


Nesta imagem podemos ver que ao lado do lavatório há uma bacia sanitária, com barras de apoio nas paredes posterior e lateral da bacia.

As barras estão instaladas nas paredes corretas, porém a barra da parede lateral está muito distante da bacia, prejudicando as transferências.

O acionamento da descarga é acessível, feito por alavanca.

A papeleira deveria estar alinhada à borda frontal da bacia.

 

O cesto de lixo está corretamente posicionado entre a bacia sanitária e a parede lateral, não interferindo nas transferências. No entanto, seu acionamento é por pedal, um mecanismo não acessível a todas as pessoas.


Maria Alice Furrer 

Fotos: 23/04/2017



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *