Sanitário acessível do China in Box

Publicado em: 03.abril.2012

Por: Acessibilidade na Prática

Atualmente, o China in Box é a maior rede do segmento de delivery de comida oriental da América Latina. Em Campo Grande (MS), está localizado na Avenida Rodolfo José Pinho 435, Jardim São Bento. (Site do China in Box)

Apesar de ser uma referência em delivery, o restaurante também serve seus pratos no local.

Estivemos por lá e checamos um dos sanitários acessíveis. Confiram!


Esta é a porta do sanitário acessível feminino. Existe apenas a sinalização visual na porta, feita por meio do Símbolo Internacional de Sanitário Feminino. Neste caso, o Símbolo Internacional de Acesso deveria estar instalado depois (à direita) do Símbolo de Sanitário Feminino.

Lembrando que nenhuma modificação, estilização ou adição deve ser feita ao Símbolo Internacional de Acesso, visando facilitar seu entendimento.

A maçaneta da porta é do tipo alavanca, facilitando seu manuseio.

A abertura da porta é voltada para o lado interno, o que é inadequado porque ocupa o espaço do sanitário. Além de mais apropiada, a abertura para o lado externo é um item de segurança, pois, em caso de acidente com um usuário, as medidas de abertura emergencial tornam-se mais fáceis e rápidas.

 
Presença de lavatório suspenso, com área inferior livre, permitindo a aproximação frontal de um cadeirante. Não há barras de apoio junto e na altura do lavatório, as quais serviriam de apoio  para pessoas com mobilidade reduzida (idosos, por exemplo).

Existe uma quina viva no canto esquerdo do lavatório. Como oferece risco de incidentes, este tipo de quina deve ser evitado ou possuir formato arredondado.

A saboneteira é acessível e está em uma boa posição. Por estar em cima da pia, o sabonete não cai no chão, evitando que o piso do banheiro torne-se escorregadio.

Já a papeleira torna o acesso ao lavatório um tanto estreito, onde um deficiente visual pode acabar colidindo com a mesma. Uma solução seria aproximá-la da saboneteira, ao lado do lavatório.

O cesto de lixo, na lateral esquerda do lavatório, está interferindo na área de circulação. Além disso, sua abertura não é acessível, pois é feita por meio de pedal. Assim, quem não possuir força nas pernas não conseguirá acioná-lo.
 
 
A torneira do lavatório é do tipo alavanca, tornando fácil o seu acionamento.

Logo acima da torneira existem informações visuais de como realizar seu manuseio. A NBR 9050/2004 não especifica que deva haver este tipo de sinalização em torneiras, porém foi um complemento positivo de informações visuais que não atrapalham a utilização deste dispositivo.
 
 
Além do espelho acima do lavatário, existe este outro, posicionado na vertical, permitindo uma melhor visualização.

Há cabideiros ao lado deste espelho, permitindo que bolsas e outros acessórios sejam pendurados, facilitando o uso do sanitário.
 

A bacia sanitária possui o acionamento da descarga feito por alavanca, o que facilita seu acionamento.

Presença de papeleira não embutida e barras de apoio na lateral e posterior à bacia sanitária.

A localização da bacia sanitária prevê áreas de transferência lateral, perpendicular e diagonal. O único empecilho é a localização do cesto de lixo, que atrapalha a transferência do cadeirante. Sua mudança de lugar (para entre a bacia sanitária e a parede lateral direita) já resolveria o problema.

Na prática, outro ponto relacionado ao cesto de lixo é sua tampa, a qual não é fácil de ser manuseada, já que seu pino é fino e exige destreza nas mãos. Cestos sem tampa, automáticos ou com uma alça que permita a pessoa encaixar a mão com maior facilidade torna seu acionamento mais acessível.


Maria Alice Furrer e Danielli Pinoti

Fotos: Danielli Pinoti (29/03/2012)

 

3 ideias sobre “Sanitário acessível do China in Box

  1. Tudo pode parecer maravilhoso até o ponto de mostrar esse vaso com abertura frontal que já foi proibido no município de são paulo por não dar segurança aos portadores de paralisia nos membros inferiores, não dando estabilidade para que o deficiente tenha apoio. Vamos formar uma corrente para concientizar e banir essa aberração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *