Sanitário acessível do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

Publicado em: 19.setembro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

Olá, pessoal!

Em agosto compareci a uma colação de grau no Centro de Conveções Rubens Gil de Camillo, localizado no Parque dos Poderes, aqui em Campo Grande. O blog já publicou um post sobre este local em dezembro de 2010, e como depois desta visita houve uma reforma, resolvi dar uma olhadinha no sanitário feminino. Confiram!

 
Este é o boxe acessível feminino identificado pelo Símbolo Internacional de Acesso, o qual está inadequadamente representado. O Símbolo tem cor branca sob um fundo de granito, gerando um baixo contraste. A representação do Símbolo Internacional de Acesso consiste em pictograma branco sobre fundo azul e opcionalmente branco e preto (pictograma branco sobre fundo preto ou pictograma preto sobre fundo branco), onde nenhuma estilização ou modificação é permitida. A única sinalização existente no boxe é a visual.

No centro da foto podemos visualizar parcialmente o interior do boxe, e à direita a porta sanfonada. A maçaneta da porta é um puxador vertical pequeno.

 
A porta é sanfonada e de difícil abertura/fechamento, pois não corre suavemente. Sem contar no vão livre que é estreitado pela própria porta.

Nesta foto podemos observar nitidamente o espaço valioso que foi perdido pela instalação desta porta sanfonada.

 
Esta é a visão interna da porta. A maçaneta é semelhante à externa, consistindo num puxador vertical pequeno, o qual poderia ter um vão maior entre ele e a porta para facilitar o encaixe da mão. 

O trinco também é muito pequeno, exigindo destreza nas mãos para seu manuseio, o que dificulta trancar a porta.


Este é o interior do boxe, que possui um espaço satisfatório. A foto não ilustra todo o seu interior, mas mostra todas as estruturas presentes, não havendo o lavatório como especifica a norma técnica. Sem o lavatório dentro do boxe, algumas pessoas poderão passar por situações constrangedoras para fazer sua higiene ou higienizar algum material no lavatório comum.

A altura da bacia sanitária é excessiva. O sóculo, apesar de bem feito, está muito alto, dificultando o uso da bacia.

A barra de apoio posterior à bacia deveria estar fixada logo atrás da mesma e não tão afastada lateralmente. A outra barra, na parede lateral da bacia sanitária, está numa localização adequada. As alturas de instalação das barras não foram mensuradas.

Não havia papel higiênico neste boxe, somente parte de uma papeleira não embutida, localizada na parede posterior à bacia sanitária, numa altura muito elevada. Mesmo se a papeleira estivesse completa, seria impossível utilizá-la.

O acionamento da descarga é feito por meio de uma alavanca, facilitando seu uso.

O cesto de lixo está numa posição adequada, entre a bacia sanitária e a parede lateral, não interferindo nas áreas de transferência.

Existe um gancho na parede lateral, próximo à barra de apoio, pouco à frente da bacia, instalado numa altura acessível. Este gancho serve para pendurar acessórios, evitando que as mulheres deixem suas bolsas no chão, por exemplo.


Maria Alice Furrer

Fotos: 22/08/2012

 

2 ideias sobre “Sanitário acessível do Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo

  1. A outra barra, na parede lateral da bacia sanitária, está numa localização adequada. ?????????????
    MESMO ? ? ?

    Me parece alta D+ e LONGE D+ do Vaso… na realidade… Penso q o vaso deveria estar + próximo de parede e logo… da Barra Lateral.

    Quanto a Barra Posterior… realmente está errada e acho q só vi DUAS barras colocadas de maneira correta ! ! ! ! ! !

    Ps. Sou Cadeirante a quase 11anos ! ! !

    • Olá Heitor,
       
      Quando no comentário é dito que a localização da barra de apoio está correta, estou fazendo referência apenas à da parede lateral. 
       
      Como mencionado no post, a altura de instalação não foi mensurada. Visualmente a barra está elevada e afastada do vaso. Porém, como em outros posts nossos, quando não tenho valores numéricos ou alguma referência (cadeirante ao lado, ou outras situações), deixo claro o que não foi mensurado.
       
      Além disso, existem outros dimensionamentos especificados na norma técnica, porém não foram detalhados no post porque também não foram mensurados.
       
      A barra posterior realmente está errada. Na verdade, seu posicionamento como um todo, infelizmente. Mais uma vez ressalto que, sem medidas, procuro não afirmar, pois com dados numéricos posso comparar com a norma e mostrar com exatidão aos leitores do blog o que está certo ou errado. Julgo que esta é a maneira mais imparcial de analisar as fotos. Procuro nem emitir muito minhas opiniões para ser o mais justa possível. Porém, confesso que em muitas visitas não faltou vontade de escrever muita coisa bem parcial!
       
      Infelizmente está difícil encontrar sanitários que atendam corretamente a norma e às necessidades das pessoas com deficiência. E caso você encontre algum sanitário legal, por favor, envie fotos fotos e compartilhe conosco!
       
      Obrigada pelo comentário. Opiniões de pessoas com experiência prática são muito bem-vindas, e você deve ter muita história para contar!
       
      Abraços Maria Alice

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *