Sanitário acessível do Cambridge Crown Court

Publicado em: 01.fevereiro.2017

Por: Acessibilidade na Prática

Cambridge Crown Court – Tribunal da Coroa da Inglaterra e do País de Gales em Cambridge – fica localizado no nº 83 da Estrada Leste, em Cambridge, Inglaterra. Ele faz parte de um conjunto de Tribunais da Coroa espalhados pelo Reino Unido. O Tribunal da Coroa, juntamente com o Supremo Tribunal de Justiça e o Tribunal de Recurso, é uma das partes constituintes dos tribunais superiores da Inglaterra e do País de Gales.

Como sabemos, a NBR 9050/2015 é a norma técnica que rege os critérios de acessibilidade no Brasil. Da mesma forma, os outros países também possuem suas normas de acessibilidade, não sendo raro haver pontos em comum entre elas, tendo em vista o conceito de Desenho Universal

Neste post, conheceremos um sanitário localizado em Cambridge, porém nos basearemos na norma técnica brasileira para analisá-lo.


portaEsta é uma visão interna da porta do sanitário, onde podemos observar que sua abertura é para o exterior, facilitando sua remoção pelo lado de fora em casos de emergência.

O puxador horizontal está corretamente instado no interior da porta, facilitando sua abertura e seu fechamento.

Há um revestimento de proteção na extremidade inferior da porta, o que é recomendado pela norma técnica brasileira. Esse revestimento deve estar na parte inferior da porta, inclusive no batente, até a altura de 0,40 m a partir do piso, sendo resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas.

A maçaneta é do tipo alavanca, facilitando seu manuseio.

O trinco possui uma superfície de tamanho razoável, que também facilita seu uso.


bacia e lavatorioApesar de não ser muito visível nesta foto, o sanitário possui espaço interno suficiente para o giro de 360° com uma cadeira de rodas, além de proporcionar pelo menos duas áreas adequadas para transferência. Entretanto, mesmo com espaço suficiente, as áreas de transferência são prejudicadas por um cesto de lixo mal posicionado.

O lavatório, à direita, não possui coluna cobrindo o sifão, permitindo a aproximação frontal de cadeirantes.


baciaÉ recomendável a instalação de ducha higiênica ao lado da bacia, dentro do alcance manual de uma pessoa sentada na bacia sanitária, dotada de registro de pressão para regulagem da vazão. Entretanto, não há ducha higiênica neste sanitário.

Há barras de apoio horizontais nas duas laterais da bacia (uma articulada e uma fixa na parede lateral), além de uma barra vertical junto a cada barra horizontal. Faltou apenas a barra horizontal atrás da bacia sanitária.

Na parte posterior da bacia sanitária há um pequeno encosto almofadado, provavelmente instalado para dar maior conforto aos usuários. Esse encosto é fixo numa barra na parede, ou seja, também pode servir como apoio no momento da transferência.

A papeleira é do tipo não embutida e está alinhada à bacia sanitária, facilitando sua utilização. Ao lado da papeleira podemos notar um cordão vermelho com dois ganchos, um mais alto e outro mais baixo, os quais servem para acionar um alarme de emergência caso algum incidente ocorra dentro do sanitário. 

A abertura do cesto de lixo é acionada por pedal, um mecanismo nada acessível.


lavatorioA torneira do lavatório é acionada por alavanca, facilitando seu uso.

Há barras de apoio verticais instaladas nas laterais do lavatório, um item também previsto na NBR 9050 depois da sua última atualização.

A papeleira e a saboneteira ficam logo acima do lavatório. Ambas poderiam estar mais baixas para facilitar o alcance.

Do lado direito do lavatório há um secador de mãos automático, instalado numa altura adequada. Porém, logo abaixo do secador, há um grande cesto de lixo que prejudica a aproximação.

Não há espelho junto ao lavatório.


Maria Alice Furrer


Fotos: Adriana Morales (31/01/2017)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *