Sanitário acessível do Aeroporto Internacional Salgado Filho

Publicado em: 29.maio.2012

Por: Acessibilidade na Prática

Este é o sanitário feminino acessível do Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre – RS.

 
Existe sinalização visual, composta pelo Símbolo Internacional de Sanitário Feminino (à esquerda) e pelo Símbolo Internacional de Acesso (à direita), indicando que este é o Sanitário Feminino Acessível. Os dois símbolos, além de estarem na ordem correta, possuem cores adequadas.

Não há sinalização tátil, em braille ou texto em relevo, associado à sinalização visual.

A NBR 9050/2004 recomenda a presença de sanitário familiar ou unissex, além dos sanitários acessíveis masculino e feminino. Este tipo de sanitário permite que um cadeirante, por exemplo, o utilize com um acompanhante de sexo diferente. Isso evita constrangimentos, já que este sanitário deve ter entrada independente e ser anexo aos demais sanitários.
 
 
Este é o boxe acessível, que está dentro do sanitário feminino. Não há nenhuma sinalização visual ou tátil indicando que este é o boxe acessível. 

A porta tem abertura externa, não interferindo no espaço interno. Este tipo de abertura da porta também é tido como um item de segurança, pois as medidas de abertura emergenciais tornam-se mais fáceis e rápidas em caso de acidente.

O vão livre é satisfatório, a maçaneta é do tipo alavanca e a abertura da porta é suave, facilitando o seu manuseio.

Todo o revestimento do piso do sanitário é antiderrapante.
 
 
Esta é a visão interna da porta. A maçaneta de alavanca é associada a um trinco. Este trinco não é acessível pois sua área de contato é pequena, sendo necessário ter destreza nas mãos para acioná-lo.

Existe um puxador horizontal para facilitar o fechamento da porta.

 
Ambientes com predomínio de cores claras, como este boxe de piso e paredes brancos, podem causar ofuscamento da visão dependendo da iluminação, além de dificultar o dimensionamento do ambiente por pessoas com baixa visão.

As barras de apoio estão presentes, porém suas alturas de instalação não foram mensuradas.

Existe um assento sobre a bacia sanitária, utilizado em casos onde a bacia tem altura inferior ao que a norma técnica especifica.

A papeleira é do tipo não embutida (o que é correto), mas está inadequadamente instalada tanto com relação à altura quanto ao posicionamento.

O cesto de lixo possui tampa com abertura automática, facilitado sua utilização. Na parede posterior à bacia sanitária, acima da barra de apoio, existe um adesivo com informações visuais sobre o uso deste cesto de lixo.

O local onde o cesto está posicionado interfere na transferência para a bacia sanitária. Se o mesmo fosse transferido para a outra lateral da bacia (ao lado da parede), não ocuparia nenhum espaço importante.

 
O espaço do boxe é satisfatório, porém a disposição da bacia sanitária e do lavatório (frente a frete) acabam estreitando a área. Isso dificulta tanto o uso da bacia quanto do lavatório.

Existe um cesto de lixo ao lado do lavatório, atrapalhando sua utilização e diminuindo ainda mais a área interna, dificultando a manobra da cadeira de rodas.

O lavatório é suspenso, assim como seu gabinete, não interferindo na aproximação frontal. A torneira tem acionamento feito por um botão de pressão, tornando acessível seu manuseio.

Não há barras de apoio junto e ao redor do lavatório.

O espelho, acima do lavatório, permite uma boa visualização tanto para pessoas com baixa estatura, cadeirantes e até pessoas em pé.
 
 
Maria Alice Furrer

Fotos: 16/04/2012
 

Uma ideia sobre “Sanitário acessível do Aeroporto Internacional Salgado Filho

  1. Neste aeroporto em Porto Alegre, o sistema de abertura da porta automática através do comando de toque de um botão é excelente, nunca tinha visto algo semelhante, é bem sinalizado com espaço demarcado para estacionar uma cadeira diante da porta e também adequado para usuários de muletas. Todos os aparelhamentos instalados são de qualidade e a limpeza também é impecável. Parabéns pela pesquisa e avaliação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *