Sanitário acessível do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Publicado em: 20.maio.2015

Por: Acessibilidade na Prática

Aeroporto Internacional de Guarulhos conta com vários sanitários espalhados por sua imensa estrutura. Conheçam abaixo o sanitário feminino acessível localizado no Portão 4 do Terminal 1.


2015-03-22 05.46.33O sanitário feminino acessível é integrado ao sanitário feminino. Logo depois da entrada comum aos dois, o sanitário feminino fica à direita e o sanitário acessível fica à frente.


Há sinalização visual, composta pelo Símbolo Internacional de Sanitário Feminino (na parede da entrada) e pelo Símbolo Internacional de Acesso (na porta do sanitário acessível).


Para sinalizar sanitários acessíveis, o Símbolo Internacional de Acesso deve ser utilizado de acordo com cada situação. Neste caso, o Símbolo Internacional de Acesso deveria estar instalado junto (à direita) do Símbolo de Sanitário Feminino, e não isolados um do outro como aparece na imagem.

Não há sinalização tátil, em braille ou texto em relevo associado à sinalização visual.



2015-03-22 05.46.40Logo abaixo do Símbolo Internacional de Acesso está escrito “Cadeirantes”. Isso é incorreto, uma vez que passa a informação de que o sanitário só pode ser utilizado por cadeirantes, enquanto, na verdade, sabemos que este símbolo representa um heterogêneo de pessoas. 

A porta tem abertura para fora, poupando a área interna do sanitário e oferecendo maior segurança em casos de emergência.


A maçaneta da porta é do tipo alavanca, facilitando sua abertura.


Há um revestimento de proteção na extremidade inferior da porta, o que é recomendado pela norma técnica. Esse revestimento deve estar na parte inferior da porta, inclusive no batente, até a altura de 0,40 m a partir do piso, sendo resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas.



2015-03-22 05.47.22A bacia sanitária está instalada sobre um sóculo (base produzida em materiais diversos, para apoio de molduras de portais e/ou pórticos, além de sanitários adaptados para cadeirantes). Além de deixar a bacia sanitária excessivamente elevada, o sóculo deveria acompanhar a projeção da base da bacia, não ultrapassando em 5 cm o seu contorno, evitando, assim, prejudicar as transferências.


O cesto de lixo está posicionado num local que interfere na circulação interna. Se o cesto estivesse alocado na outra lateral da bacia (ao lado da parede), nenhum espaço importante seria prejudicado. Além disso, essa lixeira poderia ser menor.


As barras de apoio estão presentes, porém é visível que sua empunhadura (espessura) excessiva.

Há uma ducha higiênica ao lado da bacia, que pode ser muito útil para algumas pessoas, porém não é exigida na norma técnica.

À esquerda da bacia (visão da foto) foi instalado um botão de emergência, podendo ser utilizado em casos de quedas ou outras intercorrências.

A papeleira, do tipo não embutida, está instalada inadequadamente na parede posterior da bacia. Na posição e distância em que a papeleira está, qualquer pessoa terá dificuldade para alcançar o papel higiênico.



2015-03-22 05.47.43Lavatório suspenso, envolto por barra de apoio e equipado com torneira acionada por botão, configurando um lavatório acessível.

A bacia sanitária fica à esquerda do lavatório. Como não há outro cesto de lixo no interior do sanitário, deduzimos que o cesto da bacia e do lavatório é o mesmo.

O espelho é inclinado, permitindo boa visualização por cadeirantes e pessoas de baixa estatura.

A saboneteira e o toalheiro são acessíveis. 

Abaixo da papeleira há uma pequena prateleira de granito, a qual interfere na circulação e oferece riscos em casos de queda.


Maria Alice Furrer


Fotos: 22/03/2015



Uma ideia sobre “Sanitário acessível do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *