Sanitário acessível da Tok&Stok Campo Grande

Publicado em: 27.abril.2017

Por: Acessibilidade na Prática

Finalizando a nossa série de posts sobre da Tok&Stok Campo Grande, hoje conheceremos alguns aspectos do seu sanitário unissex acessível.

Abaixo podemos observar, respectivamente, as portas do sanitário feminino, do sanitário unissex acessível e do sanitário masculino, este último praticamente imperceptível pela imagem.


sanitárioO sanitário unissex acessível, foco deste post, contempla a especificação da norma técnica que diz: os sanitários, banheiros e vestiários acessíveis devem possuir entrada independente, de modo a possibilitar que a pessoa com deficiência possa utilizar a instalação sanitária acompanhada de uma pessoa do sexo oposto. ✔

A porta possui abertura para fora, facilitando sua remoção em casos de emergência. ✔

Há um revestimento de proteção na extremidade inferior da porta, o que é recomendado pela norma técnica brasileira. Esse revestimento deve estar na parte inferior da porta, inclusive no batente, até a altura de 0,40 m a partir do piso, sendo resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas. 

A porta do sanitário unissex acessível é sinalizada pelo Símbolo Internacional de Sanitário Feminino e Símbolo Internacional de Sanitário Masculino (pictograma branco sobre o fundo cinza), seguidos pelo Símbolo Internacional de Acesso (pictograma branco sobre o fundo azul). A representação dos símbolos está correta, porém não é permitido utilizar a cor cinza nesse tipo de sinalização. ✔ / ✘



maçanetaA maçaneta é do tipo alavanca, facilitando seu manuseio.

O trinco possui uma superfície de tamanho razoável, que também facilita sua utilização. 


bacia sanitariaO interior do sanitário não é todo branco, como geralmente encontramos por aí. O espaço é decorado, tornando o ambiente mais agradável. Um ambiente acessível não precisa necessariamente ser monocromático e sem criatividade. 


A transferência para a bacia sanitária é dificultada pelo posicionamento do cesto de lixo, e o cesto tem acionamento por meio de pedal, o que não é acessível a todos. 


Há barras de apoio fixas nas paredes lateral e posterior da bacia, porém suas alturas de instalação não foram mensuradas. 

A papeleira é do tipo não embutida e aparentemente está adequada quanto a altura e posicionamento. 


O modelo de bacia utilizado neste sanitário possui um recorte frontal. Na prática, este modelo pode até atender algumas pessoas, mas outras são muito prejudicadas (a perna pode cair no recorte, por exemplo). Vale lembrar que este tipo de bacia sanitária (com recorte) não é um modelo exigido pela norma técnica. 

A válvula da descarga possui um botão grande e de fácil acionamento. 

No lado direito da foto observamos uma pequena prateleira de granito preto, que na verdade não tem uma função específica, mas pode causar incidentes por possuir quinas vivas. 



lavatórioO lavatório é suspenso, mas embutido numa pequena bancada com “saia”, o que diminui a área livre inferior e dificulta a aproximação frontal. 


A torneira do lavatório é acionada por alavanca, facilitando sua utilização. 

Não há barras de apoio instaladas no lavatório. 


A saboneteira fica ao lado da torneira e em cima da bancada, facilitando seu alcance e evitando que o sabonete pingue no chão. 


Do lado esquerdo do lavatório há uma papeleira embutida, de fácil alcance. Ao lado há um cesto de lixo acionado por pedal, o que dificulta seu uso. ✔ / ✘


Logo acima do lavatório há um espelho inclinado, o qual permite boa visualização por cadeirantes e pessoas de baixa estatura. 



Leia também:
Circulação interna da Tok&Stok Campo Grande

Vagas reservadas e acesso da Tok&Stok Campo Grande


Maria Alice Furrer

Fotos: 25/01/2017



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *