Sanitário acessível da Loja Havan
Publicado em: 24.junho.2015
Por: Acessibilidade na Prática
Este é o terceiro e último post sobre o passeio pela Havan da Avenida Cônsul Assaf Trad, em Campo Grande (MS), onde conheceremos um pouco dos sanitários do estabelecimento.
Logo após a entrada da loja estão os sanitários disponíveis aos clientes, entre eles o Sanitário Unissex Acessível, o qual analisaremos a seguir:Os sanitários podem ser localizados apenas por meio de sinalização visual. Como não há sinalização tátil, a autonomia dos deficientes visuais fica prejudicada.
A palavra “sanitários” aparece escrita no início do corredor que leva aos banheiros. A fonte é grande e o contraste de cores permite uma boa legibilidade. Porém, logo abaixo dessa sinalização, existe uma de foto representando uma família. Considerando que no local podem haver analfabetos e turistas estrangeiros, essas pessoas teriam dificuldade para localizar os sanitários. Se o estabelecimento seguisse as normas técnicas de acessibilidade, ao invés da foto de uma família, haveria o Símbolo Internacional de Acesso em composição com Símbolo Internacional de Sanitário. Esses símbolos são facilmente reconhecidos, tornando a sinalização simples e intuitiva.Podemos observar claramente, no lado direito da foto, o Símbolo Internacional de Sanitário Feminino e, logo abaixo, a palavra “feminino”. O símbolo é bem grande, permitindo uma boa legibilidade. Entretanto, esse tamanho de símbolo é desnecessário e, apesar de nítido e intuitivo, não deveria estar estilizado, pois a cor roxa não é uma variável permitida pela norma técnica.
No lado esquerdo da foto está a porta do Sanitário Unissex Acessível, onde também existe um fraldário.
A sinalização do sanitário fica num painel localizado na lateral da sua porta, como se fosse uma parede. O Símbolo Internacional de Acesso está presente, mas sua posição está invertida (voltada para a esquerda) e não está em composição com nenhum outro símbolo. Como a porta está entre os sanitários feminino e masculino, “presume-se” que seja um Sanitário Unissex Acessível.
Acima do Símbolo Internacional de Acesso há outro símbolo indicando a presença do fraldário. Além de estilizados, os símbolos são brancos sobre um vidro sobreposto à parede, tornando o contraste visual péssimo, dificultando a visualização e interpretação das informações.
Não há sinalização tátil como pede a norma técnica.
A porta do sanitário possui abertura para fora, poupando espaço interno e facilitando seu desmonte em casos de emergência.
A maçaneta é do tipo alavanca, o que torna seu manuseio acessível. Há também uma barra horizontal no centro da porta, a qual é obrigatória apenas na parte interna.
Há um revestimento de proteção na parte inferior da porta, o qual é recomendado pela norma técnica e está corretamente instalado. Esse revestimento deve estar na parte inferior da porta, inclusive no batente, até a altura de 0,40 m a partir do piso, sendo resistente a impactos provocados por bengalas, muletas e cadeiras de rodas.O lavatório é suspenso, permitindo a aproximação frontal de um cadeirante. Não existe barras de apoio junto e ao redor do lavatório.
A torneira do lavatório é acionada por mecanismo de pressão, tornando-a acessível.
A saboneteira está instalada ao lado do lavatório. Por estar um pouco afastada do mesmo, o piso pode se tornar escorregadio caso o sabonete pingue no chão.
Há um secador automático ao invés de toalhas de papel, localizado na parede lateral do lavatório.
O espelho é grande, inclinado e está logo acima do lavatório, permitindo uma boa visualização por pessoas de baixa estatura, cadeirantes e até por pessoas de pé.
Do lado direito do lavatório existe um fraldário fixado na parede. Há instruções (visuais) de utilização no próprio fraldário, porém com letras muito pequenas, dificultando sua legibilidade.
Há barras de apoio nas paredes lateral e posterior da bacia sanitária, como determina a norma técnica. Entretanto, não mensuramos seus dimensionamentos e nem suas alturas de instalação.
O acionamento da descarga é feito por botão de pressão, facilitando sua utilização.
A papeleira está instalada na parede lateral e alinhada à borda frontal da bacia sanitária, permitindo o alcance manual. Porém, por se tratar de um modelo de papeleira “não embutida”, a norma técnica determina que seja instalada numa altura maior, acima da barra de apoio.
O cesto de lixo está alocado ao lado da bacia sanitária, atrapalhando a circulação interna e a transferência para a bacia.
Esta é uma visão interna da porta do Sanitário Unissex Acessível.
A maçaneta é do tipo alavanca, porém não há chave ou trinco. Assim, quem utiliza esse sanitário não tem nenhuma privacidade.
Não há barra horizontal na face interna da porta, onde realmente é necessário. Na face externa, onde a barra é dispensável, ela está presente.
Leia também:
Estacionamento e acesso da Loja Havan
Circulação interna da Loja Havan
Maria Alice Furrer
Fotos: 20/05/2015
Pingback: Estacionamento e acesso da Loja Havan | Acessibilidade na Prática
Pingback: Circulação interna da Loja Havan | Acessibilidade na Prática