Rebaixamentos de guia de Nova Iorque

Publicado em: 23.julho.2014

Por: Acessibilidade na Prática

“Rebaixamento de guia” é o mesmo que “rebaixamento de calçada“, e tem a função de permitir a travessia de pedestres.


A NBR 9050/2004 é a norma técnica brasileira que trata da acessibilidade. Cada país possui suas próprias normas e legislação relacionadas à acessibilidade, as quais, em muitos aspectos, são semelhantes às normas brasileiras.


Apesar de ter visitado os EUA, desconheço suas normas de acessibilidade. De todo modo, convido vocês a conferir, com um olhar “brasileiro”, alguns rebaixamentos de guia da cidade de Nova Iorque.


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Nos trajetos que percorremos, todas as travessias de pedestres possuíam rebaixamentos junto às faixas de pedestres.

O piso tátil presente nos rebaixamentos não faz contraste com o piso adjacente, dificultando sua identificação especialmente por idosos e pessoas com baixa visão.


fotoNesta foto, visualizamos, logo abaixo do piso tátil, a junção entre o término do rebaixamento da calçada e o leito carroçável (asfalto). Nota-se que o desnível entre eles é muito suave e não causa solavanco na cadeira de rodas. Esse “formato” é o ideal, mas raramente é encontrado no Brasil.


fotoAlguns rebaixamentos possuem ranhuras transversais na calçada, logo acima do piso tátil de alerta (antes do piso tátil para quem desce o rebaixamento). No Brasil, essas ranhuras são feitas em alguns rebaixamentos com o objetivo de torná-los antiderrapantes, o que não acontece na prática. 


imagemEste é um exemplo de rebaixamento junto à faixa de pedestres, com inclinação suave e sem desnível com o asfalto. 


imagemDurante o passeio, este foi o pior rebaixamento encontrado. Apesar da sua inclinação ser suave, o piso tátil está degradado, onde, de além de provocar trepidação na cadeira de rodas, pode causar tropeços e quedas.


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Maria Alice Furrer


Fotos: 26/05/2014



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