Provador acessível da Loja Pernambucanas

Publicado em: 12.março.2014

Por: Acessibilidade na Prática

Uma das importantes reivindicações das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é para que as lojas de vestuário disponibilizem provadores acessíveis aos seus clientes. Esse assunto tem dado, inclusive, origem a algumas campanhas pelo Brasil.

Neste post, vamos conferir alguns detalhes do provador feminino acessível da Loja Pernambucanas do Shopping Norte Sul Plaza, localizado em Campo Grande (MS).


foto Para facilitar o acesso, o provador acessível fica localizado logo na entrada dos provadores femininos, sendo o primeiro deles.

Na parede adjacente à porta há uma placa com sinalização visual, contendo o Símbolo Internacional de Acesso e a palavra “provador” logo abaixo. Visualmente a sinalização é satisfatória, porém não existe nenhum tipo de sinalização tátil.

O vão livre da porta permite tranquilamente a passagem de uma pessoa em cadeira de rodas.


foto
Esta é a visão externa da porta do provador, onde há uma barra inclinada próxima ao trinco. A norma técnica preconiza que as portas devem ter condições de serem abertas com um único movimento, e que suas maçanetas devem ser do tipo alavanca. Neste caso, foi instalada apenas uma barra inclinada e um pequeno puxador vertical.


A abertura da porta é para o exterior do provador, o que é adequado por questões de segurança e por não comprometer o espaço interno.



foto O trinco instalado na parte interna da porta é pequeno e não permite a utilização por pessoas com pouca destreza nas mãos, tornando seu manuseio difícil e até impraticável por alguns usuários.

Ao lado do trinco há uma barra inclinada e um pequeno puxador vertical. Ambos  são inadequados, pois a barra deveria ser instalada na horizontal e o puxador é de difícil manuseio.

Há uma placa contendo textos com avisos aos clientes. Entretanto, o tamanho das letras é pequeno, dificultando a leitura principalmente por pessoas com baixa visão.


foto Esta é a placa mencionada na foto anterior. Mesmo estando mais aproximada nesta imagem, nota-se que sua legibilidade é baixa.

Não há nenhuma informação tátil neste local.


foto Dentro do provador há uma superfície (maca) para a troca de roupas na posição deitada, contendo barras de apoio na cabeceira e na lateral do fundo.

Não mensuramos a área interna do provador, mas aparentemente é satisfatória. 

Um ponto positivo, apesar de não estar especificado na norma técnica, é a decoração do ambiente. O provador possui detalhes coloridos em uma de suas paredes, tornando o local visualmente agradável.


foto
O espelho fica na frente da maca e ocupa praticamente toda a parede, proporcionando uma boa visualização por qualquer pessoa.


Maria Alice Furrer

Fotos: 18/02/2014



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *