Praça da Liberdade – Bonito (MS)

Publicado em: 21.fevereiro.2012

Por: Acessibilidade na Prática

O turismo em Bonito, cidade localizada no estado de Mato Grosso do Sul, baseia-se principalmente nos recursos naturais locais. É a principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena (juntamente com Bodoquena, Jardim e Guia Lopes da Laguna), sendo o turismo a principal atividade da região há muito tempo, além de estar em constante evolução buscando a interferência mínima na natureza. (Wikipedia)

No Centro de Bonito, temos a Praça da Liberdade, onde está localizado o Monumento das Piraputangas. Neste local acontecem vários eventos e é muito visitado pelos turistas.

 
Placa com sinalização visual, indicando o nome da Praça, além de conter resumidamente a história de Bonito. A placa é metálica e, como nosso passeio foi feito durante a noite, não pudemos avaliar se a claridade do dia interfere na sua legibilidade, já que o metal pode refletir a luz do Sol. Não há informação tátil disponibilizando as informações desta placa.

Apesar de não estar ilustrado nas fotos, existem rebaixamentos de guia para acessar a Praça, junto à faixa de travessia de pedestres, com sinalização tátil de alerta.

 
A maior parte do piso da praça é revestida por pedra portuguesa. Em alguns trechos esta pedra causa trepidação, pois não está nivelada adequadamente.

Não há guia de balizamento nem sinalização tátil no piso, ou seja, como um deficiente visual irá se locomover com autonomia, segurança e conforto?


Este é o monumento das Piraputangas, um dos atrativos de Bonito. O monumento é circundado por fontes de água e, durante a noite, tem uma iluminação especial, deixando a vista ainda mais bonita.

O monumento é circundado por uma corrente, ou seja, tanto pela contenção quanto pela fonte de água não há como tocá-lo. Para deficientes visuais, mesmo não estando estabelecido na NBR9050, poderia ser oferecida uma maquete que reproduzisse este monumento. Assim, todos poderiam contemplá-lo.


Maria Alice Furrer

Fotos: 28/01/2012

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *